AÇÕES MANIPULATIVAS E BRINCADEIRAS ELABORADAS POR CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO DURANTE O MANUSEIO DE DIFERENTES CUBOS

Code: 230312463
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Título

AÇÕES MANIPULATIVAS E BRINCADEIRAS ELABORADAS POR CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO DURANTE O MANUSEIO DE DIFERENTES CUBOS

Autores(as):
  • Paula Berteli Pelizaro

    Pelizaro, P.B.

  • Nathalia Quintino Pereira Silva

    Silva, N.Q.P.

  • Karina Pereira

    Pereira, K.

DOI
10.37885/230312463
Publicado em

31/05/2023

Páginas

220-235

Capítulo

15

Resumo

Objetivo: identificar, descrever e verificar a frequência das ações manipulativas de crianças com baixa visão, dos quatro aos seis anos de idade, e nomear as brincadeiras sugeridas pelas crianças durante o brincar com diferentes cubos. Métodos: Participaram oito crianças com baixa visão (BV) e oito com visão normal (VN) (5,2 ± 0,88 anos). Na avaliação das ações manipulativas e das brincadeiras foram utilizados seis diferentes cubos: transparente, preto, alto contraste (preto e branco), luminoso (cores variadas), auditivo e tátil. Foi permitido que a criança explorasse cada cubo por 40 segundos, com intervalo de dez segundos entre eles. Resultados: Identificou-se 18 tipos de ações manipulativas, sendo quatro adquiridas na faixa etária do estudo: apoiar o cubo no vértice, jogar o cubo contra o solo, lançar o cubo e rolar o cubo no solo. Crianças com BV realizaram maior variedade de ações manipulativas no cubo preto, alto contraste e transparente, sendo a maior frequência de ações realizadas no cubo preto e alto contraste. As brincadeiras pega-pega e jogar bola foram sugestões comuns entre as crianças em cada cubo, e ao apresentar todos os cubos, elas mencionaram a construção de uma torre. Conclusão: Foram identificados 18 tipos de ações manipulativas para as crianças dos quatro aos seis anos. O grupo BV apresentou maior variedade e frequência de ações manipulativas, principalmente no cubo preto. As crianças conseguiram ser criativas nas sugestões de brincadeiras ao manusear os diferentes cubos.

Palavras-chave

Baixa visão, Ações manipulativas, Brincar, Brincadeira e criança.

Autor(a) Correspondente
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