AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS T21 DURANTE A EXPLORAÇÃO DE CUBOS SENSORIAIS DE DIFERENTES PROPRIEDADES FÍSICAS: AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS T21

Code: 231014801
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Título

AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS T21 DURANTE A EXPLORAÇÃO DE CUBOS SENSORIAIS DE DIFERENTES PROPRIEDADES FÍSICAS: AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS T21

Autores(as):
  • Bruna De Fatima Mundim Silva

    Silva, Bruna de Fatima Mundim

  • Maria Luisa Lima

    Lima, Maria Luisa

  • Gabriella Araújo Silva

    Silva, Gabriella Araújo

  • Karina Pereira

    Pereira, Karina

DOI
10.37885/231014801
Publicado em

01/03/2024

Páginas

47-65

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: identificar e descrever as ações manipulativas de crianças com síndrome de Down dos seis aos sete anos de idade, ao brincar com cubos de diferentes propriedades físicas (cubos: grandes e pequenos e de diferentes estímulos sensoriais: luminoso, de alto contraste e de textura); e verificar qual o cubo preferido e as brincadeiras realizadas pelas crianças. Métodos: Participaram do estudo, nove crianças com síndrome de Down (6,8 ± 0,5 anos) e nove típicas (6,9 ± 0,4 anos), recrutadas por conveniência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Uberaba e na Escola Municipal Uberaba. A avaliação foi feita por meio da filmagem das crianças durante o brincar com os seis cubos (tamanhos e estímulos sensoriais diferentes), durante 40 segundos cada e 10 segundos de pausa entre eles. Resultados: foram identificadas e descritas 32 ações manipulativas, sendo 11 ações consideradas novas para a faixa etária de 6 a 7 anos. Os cubos eleitos como preferidos pelas crianças com síndrome de Down foram o alto contraste grande e pequeno e pelas crianças típicas foi o cubo luminoso grande. A brincadeira mais relatada pelas crianças no geral foi empilhar os cubos. Conclusão: as crianças com síndrome de Down de 6 a 7 anos apresentaram 32 tipos de ações manipulativas diferentes ao explorar os cubos. O cubo mais explorado foi o de alto contraste, sendo interessante utilizar desta informação ao escolher os brinquedos para essas crianças.

Palavras-chave

ações manipulativas, brincar, desenvolvimento motor, síndrome de Down.

Autor(a) Correspondente
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