AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DURANTE O BRINCAR COM CUBOS DE DIFERENTES ESTÍMULOS SENSORIAIS: AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DURANTE O BRINCAR

Code: 230713869
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Título

AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DURANTE O BRINCAR COM CUBOS DE DIFERENTES ESTÍMULOS SENSORIAIS: AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DURANTE O BRINCAR

Autores(as):
  • Karina Pereira

    Pereira, karina

  • Bárbara Islaura Tiburcio

    Tiburcio, Bárbara Islaura

  • Flávia Millan Varalonga

    Varalonga, Flávia Millan

  • Samara Sousa Alberto

    Alberto, Samara Sousa

  • Paula Berteli Pelizaro

    Pelizaro, Paula Berteli

DOI
10.37885/230713869
Publicado em

31/08/2023

Páginas

35-49

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: Identificar e descrever as ações manipulativas de crianças com síndrome de Down dos três aos cinco anos de idade, durante o brincar com os cubos grandes e pequenos de estímulos sensoriais. Métodos: Participaram cinco crianças com síndrome de Down (4,75 anos ±1,08) e cinco crianças típicas (4,68 anos ±,0,96). Para a avaliação foi utilizado seis cubos, sendo três grandes e três pequenos, com diferentes estímulos sensoriais (luminoso, alto contraste e tátil). Cada cubo foi apresentado à criança por um minuto, com intervalo de 10 segundos entre eles, sendo que a sequência de entrega dos cubos foi randomizada. As avaliações foram filmadas e a análise foi feita de forma observacional por meio do programa VLC Media Player. Os dados foram analisados de forma descritiva, por meio de frequência absoluta, média e desvio padrão. Resultados: Foram identificados 21 tipos de ações manipulativas. O cubo mais explorado pelas crianças foi o cubo pequeno (39 manipulações) nas crianças com síndrome de Down e o cubo grande (41 manipulações) nas crianças típicas, com predomínio de manipulações no cubo de alto contraste (15 manipulações por grupo). Conclusão: As crianças com síndrome de Down dos 3 aos 5 anos de idade realizaram 21 tipos de ações manipulativas, sendo que o estimulo estímulo de alto contraste promoveu maior manipulações em ambos os grupos. As crianças com síndrome de Down demonstraram preferência para os cubos pequenos.

Palavras-chave

Síndrome de Down, ações manipulativas, brincar, estímulo sensorial.

Autor(a) Correspondente
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