AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DURANTE O BRINCAR COM CUBOS DE DIFERENTES ESTÍMULOS SENSORIAIS: AÇÕES MANIPULATIVAS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DURANTE O BRINCAR
Karina Pereira
Pereira, karina
Bárbara Islaura Tiburcio
Tiburcio, Bárbara Islaura
Flávia Millan Varalonga
Varalonga, Flávia Millan
Samara Sousa Alberto
Alberto, Samara Sousa
Paula Berteli Pelizaro
Pelizaro, Paula Berteli
31/08/2023
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PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: PRÁTICAS E PESQUISAS
Objetivo: Identificar e descrever as ações manipulativas de crianças com síndrome de Down dos três aos cinco anos de idade, durante o brincar com os cubos grandes e pequenos de estímulos sensoriais. Métodos: Participaram cinco crianças com síndrome de Down (4,75 anos ±1,08) e cinco crianças típicas (4,68 anos ±,0,96). Para a avaliação foi utilizado seis cubos, sendo três grandes e três pequenos, com diferentes estímulos sensoriais (luminoso, alto contraste e tátil). Cada cubo foi apresentado à criança por um minuto, com intervalo de 10 segundos entre eles, sendo que a sequência de entrega dos cubos foi randomizada. As avaliações foram filmadas e a análise foi feita de forma observacional por meio do programa VLC Media Player. Os dados foram analisados de forma descritiva, por meio de frequência absoluta, média e desvio padrão. Resultados: Foram identificados 21 tipos de ações manipulativas. O cubo mais explorado pelas crianças foi o cubo pequeno (39 manipulações) nas crianças com síndrome de Down e o cubo grande (41 manipulações) nas crianças típicas, com predomínio de manipulações no cubo de alto contraste (15 manipulações por grupo). Conclusão: As crianças com síndrome de Down dos 3 aos 5 anos de idade realizaram 21 tipos de ações manipulativas, sendo que o estimulo estímulo de alto contraste promoveu maior manipulações em ambos os grupos. As crianças com síndrome de Down demonstraram preferência para os cubos pequenos.
Síndrome de Down, ações manipulativas, brincar, estímulo sensorial.
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