AÇÕES INTEGRADAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) BIOLOGIA IFAM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Alessandra de Araújo Rodrigues
Rodrigues, Alessandra de Araújo
Lucilene da Silva Paes
Paes, Lucilene da Silva
Reully Mary Ferreira Maciel
Maciel, Reully Mary Ferreira
Juliana Grangeiro Reis
Reis, Juliana Grangeiro
Layla Cristina Tabos da Silva
Silva, Layla Cristina Tabosa da
Ariany Rabello da Silva Liebl
Liebl, Ariany Rabello da Silva
Elisabet Alfonso Peixoto
Peixoto, Elisabet Alfonso
01/02/2022
111-124
6
O cenário mundial induz os seres humanos a uma aproximação maior da natureza, tendo em vista as consequências da pandemia pelo novo coronavírus que assolou o planeta nos últimos dois anos. Nestas circunstâncias de isolamento social recomendada pelas autoridades e atividades educativas realizadas de forma remota levou o Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia IFAM vislumbrar a possibilidade de utilizar as TICs para dar continuidade aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que vinham sendo desenvolvidos pelo programa. Este artigo tem o objetivo de divulgar as experiências das atividades realizadas pelo grupo PET Biologia IFAM durante o período de adaptação ao novo normal diante da pandemia de Covid-19. As atividades de ensino ficaram vinculadas a um grupo de WhatsApp com alunos, professores e representantes da terceira idade. Neste espaço disponibilizou-se inúmeras informações científicas visando à prevenção e cuidados frente ao vírus, tais como: necessidade de distanciamento social, uso de máscara, assepsia, dicas de atividades físicas e alimentação adequada. A divulgação das atividades de pesquisa e extensão foram conduzidas via Google Meet e YouTube. As pesquisas com temas relacionados ao meio ambiente e ciência foram apresentadas em formato de palestras, objetivando à conservação dos seres biótico e abióticos. As ações de extensão, em parceria com o grupo de pesquisa Forprocim do Ifac, visou divulgar as possibilidades de disseminação do conhecimento científico a partir de projetos como o PET. A organização de todas atividades contaram com participação dos petianos, que puderam desenvolver suas habilidades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão bem como no uso das TICs. A partir das ações desenvolvidas no projeto podemos constatar a relevância da disseminação de notícias verdadeiras, que informam, acolhem, minimizam o estresse e o sentimento de perda, comuns nestes momentos pandêmicos. A participação e interação do público-alvo atendeu às metas do projeto, evidenciando que o material selecionado para a divulgação das informações foi satisfatório.
Pesquisa, Licenciatura, Extensão, Ensino híbrido, Ensino remoto.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.