AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O CUIDADO DAS CONDIÇÕES CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Code: 220709472
22
6
Título

AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O CUIDADO DAS CONDIÇÕES CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores(as):
  • Letícia Silva Lago

    Lago, Letícia Silva

  • Juliana Lopes Dias

    Dias, Juliana Lopes

  • Cecilia De Morais Barbosa Horita

    Horita, Cecilia de Morais Barbosa

DOI
10.37885/220709472
Publicado em

30/08/2022

Páginas

49-55

Capítulo

4

Resumo

As Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNT) são a principal causa de morbimortalidade, a maior demanda da rede assistencial no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante dos desafios impostos no cuidado a essas doenças, no município de Campinas, a coordenadoria setorial de informática desenvolveu o módulo pacientes crônicos, dentro do portal de serviços de saúde, que promove o monitoramento e vigilância dos usuários com CCNT. No portal, os profissionais de saúde podem promover o gerenciamento e acompanhamento do cuidado. Esse relato de experiência, trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, com finalidade de evidenciar a utilização da plataforma de monitoramento de indivíduos com CCNT, junto ao desenvolvimento de grupos operativos no SUS. Após a estratificação de dados dos pacientes de maior risco, realizamos ações de convocação para os grupos, que se utilizam da problematização para fazer abordagens, bem como de recursos educacionais que favoreçam autonomia dos usuários. No intuito de amenizar e retomar o cuidado a esses pacientes desassistidos durante a pandemia do Covid-19, utilizamos a abordagem da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no qual embasamos na ampliação do conhecimento, na responsabilização e a troca de experiências dos usuários, visando assim melhores condições de saúde. Nesse sentido, o portal proporcionou informações sobre os fatores de risco, facilitando a busca ativa de usuários para a construção dos grupos operativos. Observou-se na construção dos grupos prioritariamente um maior apoio grupal, contribuindo na criação de estratégias para a Atenção Primaria à Saúde (APS) e na integralidade da assistência.

Palavras-chave

Vigilância em saúde pública; Gestão de ciência; Tecnologia e inovação em saúde; Atenção primaria à saúde; Doença crônica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.