AÇÕES DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA COMO FORMA DE MINIMIZAR A EVASÃO DAS MULHERES NOS CURSOS DE STEM
Katia Simone Teixeira da Silva De La Salles
De La Salles, Katia Simone Teixeira da Silva
Wendell Ferreira De La Salles
De La Salles, Wendell Ferreira
Maria de Fátima Santos
SANTOS, M. F. P.
Paulo Rogério de Almeida Ribeiro
Ribeiro, Paulo Rogério de Almeida
Maira Silva Ferreira
FERREIRA, M. S
26/02/2022
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DESVENDANDO A ENGENHARIA: SUA ABRANGÊNCIA E MULTIDISCIPLINARIDADE - VOLUME 3
O presente trabalho tem como objetivo minimizar a evasão e consequentemente ampliar a permanência das mulheres nos cursos de graduação das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (science, technology, engineering and mathematics – STEM) de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Maranhão por meio de ações de interação universidade-empresa. A aproximação das alunas ao mercado de trabalho do setor industrial possibilita uma percepção da articulação entre a prática de ensino e a realidade do mundo do trabalho, proporcionando o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre o universo corporativo. Atividades como minicursos de capacitação, mesas redondas, visitas técnicas e rodas de conversa, são parte das estratégias para minimizar a evasão das alunas nessas áreas. As atividades foram desenvolvidas localmente e são parte integrante das ações do projeto de extensão Sarminina Cientistas, sob a ótica da permanência de mulheres nos cursos em STEM. Os resultados alcançados demonstraram um avanço significativo na motivação, formação e capacitação das alunas, ratificando a necessidade de se implantar alternativas de aprendizagem que estimulem a fixação das estudantes, minimizando a evasão no ensino superior.
Evasão, Mulheres, STEM, Interação universidade–empresa, Sarminina Cientistas.
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