AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO DE FILOSOFIA E OS POVOS BANTU: EMPRAZAMENTOS NO “CHÃO DA ESCOLA”

Code: 220508806
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Título

AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO DE FILOSOFIA E OS POVOS BANTU: EMPRAZAMENTOS NO “CHÃO DA ESCOLA”

Autor(a):
  • Wudson Guilherme de Oliveira

    Oliveira, Wudson Guilherme de

DOI
10.37885/220508806
Publicado em

31/05/2022

Páginas

30-47

Capítulo

2

Resumo

O presente trabalho propende expor as ações afirmativas sustidas na consumação da Lei Federal 10.639/2003, que altera o Artigo 26-A da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em uma instituição privada de ensino localizada na Baixada Fluminense, região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, em “Aulas/Oficinas” alternadas na Disciplina de Filosofia, onde empreendemos e comprovamos uma educação libertadora, decolonial e antirracista, a partir de contatos com Textos, Vídeos, Pesquisas, Slides, Rodas de Debates e Exposições de Livros Étnicos, equilibrado na afroperspectiva dos Povos Bantu e nas convicções de intectuais e de Filósofos (as) Africanos (as), Afro-Americanos (as) e Afro-Brasileiros (as), como oportunidades transgressoras para o enfrentamento do Bullying e o Racismo no “Chão da Escola”.

Palavras-chave

Ação Afrimativa, Filosofia Africana, Povos Bantu, Aulas/Oficinas.

Autor(a) Correspondente
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