ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO DO OPRIMIDO DE AUGUSTO BOAL PARA O DEBATE DE GÊNERO NOENSINO DE SOCIOLOGIA
Rivelino Lourenço Martins
Martins, Rivelino Lourenço
Elaine Regina Botter Okado
Okado, Elaine Regina Botter
31/03/2022
44-55
3
Os motivos que levaram a elaboração do presente trabalho foram os incômodos vividos como professores do Ensino Médio de Sociologia na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Persiste no âmbito escolar uma hostilidade, indiferença no tocante às questões de gênero. Desde a obrigatoriedade do Ensino de Sociologia para o Ensino Médio foram muitos os conflitos vividos em sala de aula, em reuniões pedagógicas, em conversas na sala dos professores ou com a gestão na tentativa de travar um debate científico sobre o tema. O que torna a disciplina de Sociologia cada vez mais necessária, no sentido da contribuição para a convivência e o diálogo entre as diversidades de gênero presentes na escola. Ressaltando-se que a educação é para todos e a escola é um espaço público. Dessa forma, a proposição deste trabalho é refletir as relações de gênero no ensino de Sociologia à luz das contribuições de Augusto Boal.
Ensino de Sociologia, Teatro do Oprimido, Debate de Gênero.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.