AÇÃO EDUCATIVA A CERCA DA AUTOMEDICAÇÃO E SEUS RISCOS, ENTRE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM BELÉM, PARÁ, BRASIL
Letícia Gomes De Oliveira
Oliveira, Letícia Gomes de
Miriam Souza Oliveira
Oliveira, Miriam Souza
Larissa Gomes De Oliveira
Oliveira, Larissa Gomes de
Taynara Da Costa Silva
Silva, Taynara da Costa
Maria Dhescyca Ingrid Silva Arruda
Arruda, Maria Dhescyca Ingrid Silva
Letícia Magalhães Da Silva
Silva, Letícia Magalhães da
Thifanny Gonçalves De Lira
Lira, Thifanny Gonçalves de
Michelle Guimarães Mattos Travassos
Travassos, ichelle Guimarães Mattos
Anny Beatriz Melo Neves
Neves, Anny Beatriz Melo
Ivane Ferreira De Jesus
Jesus, Ivane Ferreira de
01/05/2022
809-815
70
O objetivo deste trabalho é relatar ação educativa e avaliar o nível de conhecimento a respeito da automedicação e seus riscos, entre estudantes do curso de Licenciatura em Biologia de uma instituição de ensino superior de Belém do Pará. Foi realizada uma ação educativa em uma instituição de ensino superior na cidade de Belém, e foram convidados 25 alunos regularmente matriculados na instituição, somente 11 concordaram em participar do trabalho após serem previamente elucidados quanto à natureza da pesquisa. Os alunos foram muito receptivos e a ação foi muito produtiva. Embora o objetivo fosse somente avaliar o conhecimento dos alunos, durante a coleta das informações os participantes tiraram muitas dúvidas quanto ao uso de contraceptivos orais e injetáveis e antialérgicos, tornando-se assim, uma ação de educação em saúde, demonstrando a importância de ações educativas para o público adolescentes a respeito do uso de medicamentos. Podemos concluir que existe a deficiência sobre o conhecimento relacionado às diversas vias de administração de medicamentos disponíveis e aos riscos do uso sem prescrição, desprovido de qualquer noção básica sobre o uso racional de medicamentos na população estudada.
Automedicação, Educação em saúde, Adolescente.
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