AÇÃO DO ÁCIDO CÍTRICO NA REDUÇÃO DO OFF-FLAVOUR E NA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE FILÉ DE PACAMÃ (LOPHIOSILURUS ALEXANDRI)

Code: 210805930
65
53
Título

AÇÃO DO ÁCIDO CÍTRICO NA REDUÇÃO DO OFF-FLAVOUR E NA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE FILÉ DE PACAMÃ (LOPHIOSILURUS ALEXANDRI)

Autores(as):
  • Sarah Antonieta de Oliveira Veríssimo

    Veríssimo, Sarah Antonieta de Oliveira

  • Lilian Viana Teixeira

    Teixeira, Lilian Viana

  • Daniele Salgueiro de Melo

    Melo, Daniele Salgueiro de

  • Ana Carolina Garcez Bueno Carneiro

    Carneiro, Ana Carolina Garcez Bueno

  • Marcelo Resende de Souza

    Souza, Marcelo Resende de

  • Andrea Lafisca

    Lafisca, Andrea

  • André Luiz Medeiros de Souza

    Souza, André Luiz Medeiros de

  • Andre Muniz Afonso

    Afonso, Andre Muniz

  • Ronald Kennedy Luz

    Luz, Ronald Kennedy

DOI
10.37885/210805930
Publicado em

31/10/2021

Páginas

58-76

Capítulo

4

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a redução do off-flavour no filé de pacamã (Lophiosilurus alexandri), com a adição de ácido cítrico em diferentes concentrações, assim como o seu efeito sobre a qualidade microbiológica e físico-química. Foram aplicados três tratamentos na carne para comparação (0%, 2% e 5% de ácido cítrico), submetidos à análise bacteriológica, com a contagem de bactérias aeróbias mesófilas, psicrotróficas, psicrotróficas proteolíticas, psicrotróficas lipolíticas e NMP de coliformes totais e termotolerantes; físico-químicas, com as determinações de pH e dos teores percentuais de lipídios, proteínas, cinzas e umidade; e sensorial, com oito juízes treinados. O delineamento experimental para as análises microbiológicas e físico-químicas foi inteiramente ao acaso, com sete repetições por tratamento, totalizando um número amostral de 21. Na análise sensorial foi usado o delineamento com blocos ao acaso com seis repetições e um número amostral de 18. Os dados obtidos na análise sensorial foram comparados utilizando-se o teste de Friedman, já para as análises microbiológicas foi usado o Teste T e para as análises físico-químicas o Tukey, todos com nível de2significância de 5%. Observou-se que a ação do ácido cítrico foi eficaz na redução da percepção sensorial do off-flavour no filé de pacamã. O aditivo diminuiu a carga microbiana dos filés e não causou interferência nas suas composições físico-químicas. Portanto, o ácido cítrico nas concentrações de 2 ou 5% pode ser utilizado para conservação da carne de pacamã, sem interferir no seu sabor e qualidade físico-química, além de reduzir a carga bacteriana presente no produto.

Palavras-chave

Geosmina, 2-metilisoborneol, Pescado, Análise sensorial, Bagre.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.