ABORDANDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO E LINGUAGEM ACESSÍVEL EM MOSTRA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Code: 231215241
Downloads
12
Views
169
Compartilhe
Título

ABORDANDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO E LINGUAGEM ACESSÍVEL EM MOSTRA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores(as):
  • Messias Santos Passos

  • Carla Renata Dos Santos

  • Wesler Cerqueira Araújo

  • Maria Aparecida Pereira Vitório

  • Leanderson Rodrigues Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231215241
    Publicado em

    19/01/2024

    Páginas

    10-30

    Capítulo

    1

    Resumo

    As questões científicas abrangem o contexto social, econômico, político e ambiental da sociedade, incluindo os estudantes da educação básica das escolas públicas. A partir da perspectiva de popularização da ciência como uma ação cultural que, fundamentada no diálogo e na comunicação, respeita o cotidiano e o contexto do outro, cabe mostrar a ciência como um fator determinante presente na vida cotidiana da sociedade, ampliando a possibilidade de formação de cidadãos e cidadãs críticos e agentes de transformação social. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma Mostra de Ciências em que conceitos de química e outras componentes curriculares foram abordados através da observação e simulação de fenômenos em experimentos, utilizando linguagem acessível para favorecer a compreensão destes conteúdos a nível microscópico. Foram selecionados sete experimentos para serem executados e apresentados em equipes. Os experimentos e conteúdos foram selecionados de modo a correlacionar com programa das disciplinas, bem como por apresentar condições de execução fora dos ambientes de laboratórios de ciências. A realização da atividade se mostrou como potente ferreamente para integração dos estudantes e despertar o interesse pela ciência e a divulgação científica.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Divulgação científica; Ensino de ciências; Experimentação; Ensino por investigação.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar