ABORDANDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO E LINGUAGEM ACESSÍVEL EM MOSTRA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Code: 231215241
10
0
Título

ABORDANDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO E LINGUAGEM ACESSÍVEL EM MOSTRA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores(as):
  • Messias Santos Passos

    Passos, Messias Santos

  • Carla Renata Dos Santos

    Santos, Carla Renata Dos

  • Wesler Cerqueira Araújo

    Araújo, Wesler Cerqueira

  • Maria Aparecida Pereira Vitório

    Vitório, Maria Aparecida Pereira

  • Leanderson Rodrigues Oliveira

    Oliveira, Leanderson Rodrigues

DOI
10.37885/231215241
Publicado em

19/01/2024

Páginas

10-30

Capítulo

1

Resumo

As questões científicas abrangem o contexto social, econômico, político e ambiental da sociedade, incluindo os estudantes da educação básica das escolas públicas. A partir da perspectiva de popularização da ciência como uma ação cultural que, fundamentada no diálogo e na comunicação, respeita o cotidiano e o contexto do outro, cabe mostrar a ciência como um fator determinante presente na vida cotidiana da sociedade, ampliando a possibilidade de formação de cidadãos e cidadãs críticos e agentes de transformação social. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma Mostra de Ciências em que conceitos de química e outras componentes curriculares foram abordados através da observação e simulação de fenômenos em experimentos, utilizando linguagem acessível para favorecer a compreensão destes conteúdos a nível microscópico. Foram selecionados sete experimentos para serem executados e apresentados em equipes. Os experimentos e conteúdos foram selecionados de modo a correlacionar com programa das disciplinas, bem como por apresentar condições de execução fora dos ambientes de laboratórios de ciências. A realização da atividade se mostrou como potente ferreamente para integração dos estudantes e despertar o interesse pela ciência e a divulgação científica.

Palavras-chave

Divulgação científica; Ensino de ciências; Experimentação; Ensino por investigação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.