ABORDANDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO E LINGUAGEM ACESSÍVEL EM MOSTRA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Messias Santos Passos
Passos, Messias Santos
Carla Renata Dos Santos
Santos, Carla Renata Dos
Wesler Cerqueira Araújo
Araújo, Wesler Cerqueira
Maria Aparecida Pereira Vitório
Vitório, Maria Aparecida Pereira
Leanderson Rodrigues Oliveira
Oliveira, Leanderson Rodrigues
19/01/2024
10-30
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As questões científicas abrangem o contexto social, econômico, político e ambiental da sociedade, incluindo os estudantes da educação básica das escolas públicas. A partir da perspectiva de popularização da ciência como uma ação cultural que, fundamentada no diálogo e na comunicação, respeita o cotidiano e o contexto do outro, cabe mostrar a ciência como um fator determinante presente na vida cotidiana da sociedade, ampliando a possibilidade de formação de cidadãos e cidadãs críticos e agentes de transformação social. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma Mostra de Ciências em que conceitos de química e outras componentes curriculares foram abordados através da observação e simulação de fenômenos em experimentos, utilizando linguagem acessível para favorecer a compreensão destes conteúdos a nível microscópico. Foram selecionados sete experimentos para serem executados e apresentados em equipes. Os experimentos e conteúdos foram selecionados de modo a correlacionar com programa das disciplinas, bem como por apresentar condições de execução fora dos ambientes de laboratórios de ciências. A realização da atividade se mostrou como potente ferreamente para integração dos estudantes e despertar o interesse pela ciência e a divulgação científica.
Divulgação científica; Ensino de ciências; Experimentação; Ensino por investigação.
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