ABORDAGENS SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR, OS PAPÉIS DE GÊNERO E A TRANSGENERIDADE: UM REFERENCIAL TEÓRICO

Code: 210504773
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Título

ABORDAGENS SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR, OS PAPÉIS DE GÊNERO E A TRANSGENERIDADE: UM REFERENCIAL TEÓRICO

Autores(as):
  • Fernanda Paulini

    Paulini, Fernanda

  • Rayane Silva Leal

    Leal, Rayane Silva

  • Arthur Pinheiro Morbeck

    Morbeck, Arthur Pinheiro

  • Isabella Monteiro Gomes Silva

    Silva, Isabella Monteiro Gomes

DOI
10.37885/210504773
Publicado em

01/07/2021

Páginas

108-123

Capítulo

8

Resumo

O ensino sobre o corpo, gênero e sexualidades nas escolas costuma focar apenas nos métodos contraceptivos e nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), geralmente com a preocupação de prevenir a gravidez e evitar contaminações, o que negligencia a necessidade das crianças e adolescentes em conhecer a si mesmos e ao próximo. As questões de orientação sexual, identidade e expressão de gênero precisam ser discutidas a fim de gerar acolhimento dentro do ambiente escolar, de maneira que os alunos respeitem não apenas seus corpos como também dos outros. Dessa forma é possível gerar debates que demonstrem outros modos de pensar e viver os diferentes gêneros e sexualidades, para que o “diferente” deixe de ser visto como “anormal”. Assim, a escola pode vir a ser um ambiente mais cordial onde os alunos sofram menos com a discriminação e a violência. A introdução de discussões acerca de temas como o queer e o contato com o voguing se apresentam como potenciais ferramentas de desconstrução dos padrões heteronormativos, possibilitando o acolhimento e compreensão de outras realidades e identidades.

Palavras-chave

Escola, Diversidade de gênero, Preconceito, Transfobia, LGBTQIA+, Voguing, Queer.

Autor(a) Correspondente
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