ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Code: 230111780
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Título

ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores(as):
  • Marcelo Amaral-rosa

    AMARAL-ROSA, M.

  • Dioginys Cesar Felix de Lima

    LIMA, D.

  • Josivânia Marisa Dantas

    DANTAS, J.

  • Fernanda Marur Mazzé

    MAZZÉ, F.

DOI
10.37885/230111780
Publicado em

01/03/2023

Páginas

855-867

Capítulo

63

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

Objetivo: O objetivo deste ensaio é apresentar algumas reflexões acerca das relações possíveis entre as abordagens metodológicas desenvolvidas na pesquisa voltadas ao ensino da Química e a contribuição para a formação docente, com vistas à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Métodos: Realizou-se uma revisão bibliográfica. Neste ensaio as reflexões estão pautas na tríade: i) características do ensino de Química; ii) a importâncias da pesquisa; e iii) as conexões com a formação de professores. Resultados: É preciso entender que o modelo da racionalidade técnica é ainda muito presente na formação acadêmica de professores de Química e que a vivência da pesquisa enquanto ação formativa fomenta possibilidades de ensino e de aprendizagem diferenciadas na vida do estudante. Conclusão: A formação do professor de Química a partir de pressupostos de abordagens metodológicas, e. g., o educar pela pesquisa e da pesquisa narrativa, permite que as experiências da constituição do ser professor façam parte do seu modo de ensinar.

Palavras-chave

Pesquisa em Ciências, Ensino, Formação Docente.

Autor(a) Correspondente
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