ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Code: 230111780
Downloads
30
Views
161
Compartilhe
Título

ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores(as):
  • Marcelo Amaral-rosa

  • Dioginys Cesar Felix de Lima

  • Josivânia Marisa Dantas

  • Fernanda Marur Mazzé

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230111780
    Publicado em

    28/02/2023

    Páginas

    855-867

    Capítulo

    63

    Resumo

    Objetivo: O objetivo deste ensaio é apresentar algumas reflexões acerca das relações possíveis entre as abordagens metodológicas desenvolvidas na pesquisa voltadas ao ensino da Química e a contribuição para a formação docente, com vistas à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Métodos: Realizou-se uma revisão bibliográfica. Neste ensaio as reflexões estão pautas na tríade: i) características do ensino de Química; ii) a importâncias da pesquisa; e iii) as conexões com a formação de professores. Resultados: É preciso entender que o modelo da racionalidade técnica é ainda muito presente na formação acadêmica de professores de Química e que a vivência da pesquisa enquanto ação formativa fomenta possibilidades de ensino e de aprendizagem diferenciadas na vida do estudante. Conclusão: A formação do professor de Química a partir de pressupostos de abordagens metodológicas, e. g., o educar pela pesquisa e da pesquisa narrativa, permite que as experiências da constituição do ser professor façam parte do seu modo de ensinar.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Pesquisa em Ciências, Ensino, Formação Docente.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH X

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar