ABORDAGEM SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) EM AULAS DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UM ENSINO CONTEXTUALIZADO

Code: 230713764
1
0
Título

ABORDAGEM SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) EM AULAS DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UM ENSINO CONTEXTUALIZADO

Autores(as):
  • Bianca Barbosa

    Barbosa, Bianca Moreira

  • Alex Aguiar

    Aguiar, Alex Ramos

  • Vinícius Catão De Assis Souza Souza

    Souza, Vinícius Catão de Assis

DOI
10.37885/230713764
Publicado em

30/10/2023

Páginas

8-22

Capítulo

1

Resumo

Considerando as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), o ensino de ciências passou a abordar os conteúdos químicos a partir de temas cotidianos, de modo que as relações CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) passaram a fazer parte da prática docente instituídas em muitas escolas. O presente trabalho tem como objetivo central investigar de que forma e qual a influência da contextualização em aulas de Química. Para isso, buscou-se: i) realizar entrevistas com a professora de Química de uma Escola da rede estadual do município de Viçosa-MG e alunos do 1°, 2° e 3° Séries do Ensino Médio, de modo a conhecer as suas concepções sobre a contextualização na sala de aula; e ii) analisar, a partir das entrevistas, quais as visões dos alunos e da professora sobre a as relações CTS discutidas nas aulas de Química. A partir da análise das entrevistas realizadas neste estudo, foi possível constatar a presença de um ensino de Química com enfoque contextualizado em muitas das aulas, buscando a motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizado. Os alunos entrevistados, em algum momento de suas vidas, já conseguiram aplicar parte do conteúdo aprendido em sala de aula nas diferentes situações problemas que lhes foram apresentadas, porém foi possível observar que houve uma diminuição do interesse em perceber as relações CTS ao longo do Ensino Médio. A aluna da 1ª Série estava muita mais entusiasmada em perceber e procurar explicações para acontecimentos do dia a dia do que os estudantes da 2ª Série e da 3ª Série, demonstrando que com passar dos anos, o desejo pela busca do novo possivelmente vai sendo perdido.

Palavras-chave

Ensino de química. Ensino médio. PCNEM.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.