ABORDAGEM COGNITIVISTA EM AULA DE CIÊNCIAS E O PROCESSO DE INTERAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 210805933
60
3
Título

ABORDAGEM COGNITIVISTA EM AULA DE CIÊNCIAS E O PROCESSO DE INTERAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Ketura Vanessa Brito de Melo

    Melo, Ketura Vanessa Brito de

  • Maria do Socorro Cunha Santos

    Santos, Maria do Socorro Cunha

  • Luciane Cristina Paschoal Martins

    Martins, Luciane Cristina Paschoal

DOI
10.37885/210805933
Publicado em

01/10/2021

Páginas

53-67

Capítulo

4

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo geral comparar como a abordagem cognitivista difere da abordagem tradicional especificamente em relação ao ensino de Ciências em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (a) conhecer o padrão interacional da turma; (b) analisar as percepções dos alunos e dos professores sobre a abordagem cognitivista utilizada em sala; (c) relacionar a abordagem cognitivista ao padrão interacional da turma; (d) identificar o desempenho dos alunos na aula com abordagem cognitivista. Considerando a abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como técnicas de coleta de dados: observação sistemática, e questionários. Os dados foram registrados por meio de registros fotográficos e notas de campo. A partir da metodologia adotada, observou-se que as aulas ministradas pela professora titular da turma, baseavam-se por pressuposto da abordagem tradicional de ensino. Alguns alunos afirmaram que gostaram da discussão do assunto (Unidade Terra e Universo) mostrando a importância de aulas dinâmicas que prevaleça o diálogo entre os membros do processo de ensinar, professor-aluno. A aula ministrada intensificou o processo de interação na presente turma, pois os alunos se mostraram bem participativos. Logo, foi possível concluir, que o padrão interacional da turma é tradicional; ao analisar as percepções dos alunos e dos professores sobre as abordagens utilizadas em sala, notou-se que todos os sujeitos, alunos e professoras pesquisadoras, avaliaram positivamente a aula. E que alterou o padrão interacional e as aulas com diferentes abordagens propiciaram interações.

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Cognitivismo, Interação, Ensino Fundamental.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.