ABORDAGEM COGNITIVISTA EM AULA DE CIÊNCIAS E O PROCESSO DE INTERAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ketura Vanessa Brito de Melo
Melo, Ketura Vanessa Brito de
Maria do Socorro Cunha Santos
Santos, Maria do Socorro Cunha
Luciane Cristina Paschoal Martins
Martins, Luciane Cristina Paschoal
01/10/2021
53-67
4
O presente trabalho teve como objetivo geral comparar como a abordagem cognitivista difere da abordagem tradicional especificamente em relação ao ensino de Ciências em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (a) conhecer o padrão interacional da turma; (b) analisar as percepções dos alunos e dos professores sobre a abordagem cognitivista utilizada em sala; (c) relacionar a abordagem cognitivista ao padrão interacional da turma; (d) identificar o desempenho dos alunos na aula com abordagem cognitivista. Considerando a abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como técnicas de coleta de dados: observação sistemática, e questionários. Os dados foram registrados por meio de registros fotográficos e notas de campo. A partir da metodologia adotada, observou-se que as aulas ministradas pela professora titular da turma, baseavam-se por pressuposto da abordagem tradicional de ensino. Alguns alunos afirmaram que gostaram da discussão do assunto (Unidade Terra e Universo) mostrando a importância de aulas dinâmicas que prevaleça o diálogo entre os membros do processo de ensinar, professor-aluno. A aula ministrada intensificou o processo de interação na presente turma, pois os alunos se mostraram bem participativos. Logo, foi possível concluir, que o padrão interacional da turma é tradicional; ao analisar as percepções dos alunos e dos professores sobre as abordagens utilizadas em sala, notou-se que todos os sujeitos, alunos e professoras pesquisadoras, avaliaram positivamente a aula. E que alterou o padrão interacional e as aulas com diferentes abordagens propiciaram interações.
Ensino de Ciências, Cognitivismo, Interação, Ensino Fundamental.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.