A VISUALIDADE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: O CASO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Code: 220809857
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Título

A VISUALIDADE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: O CASO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Autores(as):
  • Natália Saran Rando Barros

    BARROS, Natália Saran Rando

  • Iris Dechiaro Passos Ribeiro

    RIBEIRO, Iris Dechiaro Passos

  • Maria Aparecida Alves Da Silva

    SILVA, Maria Aparecida Alves Da

  • Hylio Lagana Fernandes

    FERNANDES, Hylio Lagana

DOI
10.37885/220809857
Publicado em

01/10/2022

Páginas

25-38

Capítulo

2

Resumo

A pandemia de Covid-19 evidencia retrógrados movimentos antivacina e negacionismo da ciência. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a produção de Histórias em Quadrinhos (HQ) como material de divulgação científica (DC) sobre o sistema imunológico humano, justificada pela desinformação verificada na população sobre esse tema. O processo de criação de HQ num contexto de DC envolveu vasta pesquisa de trabalhos científicos, para fundamentação conceitual, e obras gráficas para inspiração artística. Os principais desafios enfrentados foram a adaptação do conteúdo científico para a linguagem HQ de modo a veicular informações fidedignas, mesmo considerando a liberdade artística na antropomorfização das células e criação dos cenários, e a construção de uma visualidade plástica e atraente para representar o organismo e seus sistemas.

Palavras-chave

Quadrinhos, Arte Sequencial, Divulgação Científica, Ensino de Ciências, Sistema Imune.

Autor(a) Correspondente
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