A VISUALIDADE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: O CASO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Natália Saran Rando Barros
BARROS, Natália Saran Rando
Iris Dechiaro Passos Ribeiro
RIBEIRO, Iris Dechiaro Passos
Maria Aparecida Alves Da Silva
SILVA, Maria Aparecida Alves Da
Hylio Lagana Fernandes
FERNANDES, Hylio Lagana
01/10/2022
25-38
2
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: METODOLOGIAS, TÉCNICAS E AMBIENTES EM PESQUISA
A pandemia de Covid-19 evidencia retrógrados movimentos antivacina e negacionismo da ciência. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a produção de Histórias em Quadrinhos (HQ) como material de divulgação científica (DC) sobre o sistema imunológico humano, justificada pela desinformação verificada na população sobre esse tema. O processo de criação de HQ num contexto de DC envolveu vasta pesquisa de trabalhos científicos, para fundamentação conceitual, e obras gráficas para inspiração artística. Os principais desafios enfrentados foram a adaptação do conteúdo científico para a linguagem HQ de modo a veicular informações fidedignas, mesmo considerando a liberdade artística na antropomorfização das células e criação dos cenários, e a construção de uma visualidade plástica e atraente para representar o organismo e seus sistemas.
Quadrinhos, Arte Sequencial, Divulgação Científica, Ensino de Ciências, Sistema Imune.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.