A VISITA TÉCNICA COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Camila Tâmires Alves Oliveira
Alves Oliveira, Camila Tâmires
Ivinna Kariny Da Costa Vieira
Vieira, Ivinna Kariny da Costa
Hermógenes Pereira Da Costa Segundo
Segundo, Hermógenes Pereira da Costa
João Paulo De Andrade Nunes
Nunes, João Paulo de Andrade
Francisco Lidiano Guimarães Oliveira
Oliveira, Francisco Lidiano Guimarães
31/05/2023
628-642
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A realização de visitas técnicas podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na condução das aulas e possibilitando o contato dos estudantes com a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar se a realização de visitas técnicas facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho incide em um relato de experiência discente de uma visita técnica realizada por seis estudantes do curso de Ciências Biológicas da disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais a uma indústria de acabamentos cerâmicos e telhas, que está localizada no Sítio Canto, município de Russas, estado do Ceará, Brasil, no ano de 2016. Na visita técnica os alunos acompanharam todo o processamento das telhas e identificaram diversos impactos ambientais como poluição atmosférica, poluição do solo, da água, sonora e visual, desmatamento, produção de diversos tipos de resíduos sólidos com descarte inadequado e erosão do solo. A partir da observação desses impactos ambientais, os alunos conseguiram refletir e propor possíveis medidas mitigadoras. Sendo assim, a aprendizagem na visita técnica se mostrou eficiente, pois, em uma aula expositiva, os alunos não conseguiriam visualizar nitidamente como ocorre a produção das telhas, e, além disso, a identificação dos impactos ambientais gerados ficaria somente no imaginário dos estudantes. A visita técnica ainda permitiu aos discentes colocar em prática o que haviam aprendido nas aulas teóricas da disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais, pois ao identificarem um impacto ambiental, conseguiram propor soluções para minimizar o problema.
Avaliação de Impactos Ambientais, Ciências Biológicas, Indústria de cerâmica.
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