A VISITA TÉCNICA COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 230412833
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Título

A VISITA TÉCNICA COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Camila Tâmires Alves Oliveira

    Alves Oliveira, Camila Tâmires

  • Ivinna Kariny Da Costa Vieira

    Vieira, Ivinna Kariny da Costa

  • Hermógenes Pereira Da Costa Segundo

    Segundo, Hermógenes Pereira da Costa

  • João Paulo De Andrade Nunes

    Nunes, João Paulo de Andrade

  • Francisco Lidiano Guimarães Oliveira

    Oliveira, Francisco Lidiano Guimarães

DOI
10.37885/230412833
Publicado em

31/05/2023

Páginas

628-642

Capítulo

43

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XI

Resumo

A realização de visitas técnicas podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na condução das aulas e possibilitando o contato dos estudantes com a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar se a realização de visitas técnicas facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho incide em um relato de experiência discente de uma visita técnica realizada por seis estudantes do curso de Ciências Biológicas da disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais a uma indústria de acabamentos cerâmicos e telhas, que está localizada no Sítio Canto, município de Russas, estado do Ceará, Brasil, no ano de 2016. Na visita técnica os alunos acompanharam todo o processamento das telhas e identificaram diversos impactos ambientais como poluição atmosférica, poluição do solo, da água, sonora e visual, desmatamento, produção de diversos tipos de resíduos sólidos com descarte inadequado e erosão do solo. A partir da observação desses impactos ambientais, os alunos conseguiram refletir e propor possíveis medidas mitigadoras. Sendo assim, a aprendizagem na visita técnica se mostrou eficiente, pois, em uma aula expositiva, os alunos não conseguiriam visualizar nitidamente como ocorre a produção das telhas, e, além disso, a identificação dos impactos ambientais gerados ficaria somente no imaginário dos estudantes. A visita técnica ainda permitiu aos discentes colocar em prática o que haviam aprendido nas aulas teóricas da disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais, pois ao identificarem um impacto ambiental, conseguiram propor soluções para minimizar o problema.

Palavras-chave

Avaliação de Impactos Ambientais, Ciências Biológicas, Indústria de cerâmica.

Autor(a) Correspondente
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