A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIAGNOSE E INTERVENÇÃO

Code: 221110772
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Título

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIAGNOSE E INTERVENÇÃO

Autores(as):
  • Maria Eleusa Montenegro

    Montenegro, Maria Eleusa

  • Eliete De Pinho Araujo

    Araujo, Eliete de Pinho

DOI
10.37885/221110772
Publicado em

29/12/2022

Páginas

22-29

Capítulo

2

Resumo

Este projeto tem como tema/objeto de pesquisa o combate à violência na escola pública CENTRO EDUCACIONAL GISNO – SEE DF, Asa Norte, na região administrativa do Plano Piloto-Brasília-DF. O tema do projeto é do Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica e Formação de Professores, e Cidade e Habitação, Novas Perspectivas, certificados pelo CNPq. Ele visou apreender o fenômeno da violência em suas várias dimensões pedagógica, simbólica, física e material, praticada e sofrida por alunos e professores e corpo técnico, voltando-se para uma contribuição no sentido de amenizar o problema, estudando a arquitetura local. A abordagem metodológica do projeto foi uma pesquisa-ação, que é de cunho qualitativo. Entretanto, também foram utilizados elementos da pesquisa quantitativa, quando é necessária maior visibilidade numérica dos dados. Como resultados, a arquitetura das salas devia possui iluminação e ventilação naturais adequadas. São melhores opções em relação à saúde, para não causarem problemas de saúde como rinite, faringite, bronquite.

Palavras-chave

Violência, Escola, Diagnose, Intervenção, Arquitetura.

Autor(a) Correspondente
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