A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Code: 210906031
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Título

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores(as):
  • Daniel Mendes de Oliveira

    Oliveira, Daniel Mendes de

  • Ciro Carlos Antunes

    Antunes, Ciro Carlos

DOI
10.37885/210906031
Publicado em

31/10/2021

Páginas

59-72

Capítulo

5

Resumo

O objetivo geral deste trabalho revela-se que, variavelmente da fala, a grafia nasce de uma técnica de aprendizagem ritual e demandam metodologias pedagógicas. Assim, a prática contínua na educação básica e nos cursos posteriores sob o prisma da variação linguística e o ensino de língua portuguesa. O objetivo específico foi examinar como a variação linguística e o ensino de língua portuguesa incidem nos documentos oficiais, como: no Parâmetro Curricular Nacional anos finais do ensino fundamental e médio, e a Base Nacional Comum Curricular em que norteiam o teor sobre essa variação e como expõem propostas pedagógicas, didáticas para o letrólogo trabalhar in loco. Por último, traz uma reflexão sobre esses para examinar como a variação linguística foi apresentada e de que forma auxilia o professor responsável dessa disciplina e alunos nesses procedimentos de ensino aprendizagem. Este trabalho faz-se de pesquisa bibliográfica e documental. O resultado obtido por meio deste trabalho indica que não basta ensinar língua portuguesa em sala de aula sem respeitar as variações conhecidas pelos alunos por meio de sua cultura e sociedade. Desse modo, se precisa que haja uma contextualização, imanência e adequação do conteúdo com a realidade do aluno para que haja uma aprendizagem da língua e das variantes ou linguística significativa para o processo de comunicação dos alunos em situações reais de fala.

Palavras-chave

Variação linguística, Documentos oficiais, Ensino de língua portuguesa, Ortografia.

Autor(a) Correspondente
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