A UTILIZAÇÃO DO JOGO DO DADO NO ENSINO DE ZOOLOGIA:RELATO DE CASO
Aline Mayara da Silva
Silva, Aline Maiara da
Adriana Berto da Silva
Silva, Adriana Berto da
Otalício Damásio da Costa Júnior
Costa Júnior, Otalício Damásio da
Rogério Pereira da Silva
Silva, Rogério Pereira da
Mário Luiz Farias Cavalcanti
Cavalcanti, Mário Luiz Farias
31/03/2022
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A biologia é a ciência que estuda a vida, nas suas diversas formas. Já a zoologia se caracteriza como sendo o ramo da biologia que estuda os animais. Para abrilhantar os conhecimentos dos alunos no estudo da zoologia é vultoso incluir atividades didáticas que possibilitem um melhor entendimento nesta área e facilite no processo de ensino e aprendizagem. Com o propósito de enriquecer o ensino da Zoologia, foram trabalhados quatro filos do reino Animallia (filos Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes e Nematoda), a partir da aplicação de um jogo. Essa atividade foi desenvolvida pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em três turmas do 2º ano do ensino médio, em uma Escola pública localizada no Município de Areia – PB. Foi elaborado um jogo didático denominado “Jogo do dado” confeccionado utilizando caixa de papelão pequena, folha de Etinil, vinil, acetato (E.V.A.), cartolinas guache em diversas cores, tesoura e cola de isopor. Também foram elaboradas 24 perguntas relacionadas ao assunto, as quais foram impressas em papel cartão, sendo seis referentes a cada filo. As turmas foram divididas em dois grupos para que pudéssemos aplicar o jogo. Percebemos que essa atividade didática prendeu a atenção dos alunos facilitando a construção do conhecimento de forma interativa e divertida. É de extrema importância que o professor adéque atividades complementares ao lecionar conteúdos que necessitem de uma maior dedicação, tendo em vista o grau de complexidade atribuído a determinados conteúdos dentro da Biologia como, por exemplo, os conteúdos específicos da Zoologia.
Biologia, Ensino-aprendizagem, Atividade lúdica.
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