A UTILIZAÇÃO DO JOGO DO DADO NO ENSINO DE ZOOLOGIA:RELATO DE CASO

Code: 220207749
5
6
Título

A UTILIZAÇÃO DO JOGO DO DADO NO ENSINO DE ZOOLOGIA:RELATO DE CASO

Autores(as):
  • Aline Mayara da Silva

    Silva, Aline Maiara da

  • Adriana Berto da Silva

    Silva, Adriana Berto da

  • Otalício Damásio da Costa Júnior

    Costa Júnior, Otalício Damásio da

  • Rogério Pereira da Silva

    Silva, Rogério Pereira da

  • Mário Luiz Farias Cavalcanti

    Cavalcanti, Mário Luiz Farias

DOI
10.37885/220207749
Publicado em

31/03/2022

Páginas

662-669

Capítulo

52

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

A biologia é a ciência que estuda a vida, nas suas diversas formas. Já a zoologia se caracteriza como sendo o ramo da biologia que estuda os animais. Para abrilhantar os conhecimentos dos alunos no estudo da zoologia é vultoso incluir atividades didáticas que possibilitem um melhor entendimento nesta área e facilite no processo de ensino e aprendizagem. Com o propósito de enriquecer o ensino da Zoologia, foram trabalhados quatro filos do reino Animallia (filos Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes e Nematoda), a partir da aplicação de um jogo. Essa atividade foi desenvolvida pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em três turmas do 2º ano do ensino médio, em uma Escola pública localizada no Município de Areia – PB. Foi elaborado um jogo didático denominado “Jogo do dado” confeccionado utilizando caixa de papelão pequena, folha de Etinil, vinil, acetato (E.V.A.), cartolinas guache em diversas cores, tesoura e cola de isopor. Também foram elaboradas 24 perguntas relacionadas ao assunto, as quais foram impressas em papel cartão, sendo seis referentes a cada filo. As turmas foram divididas em dois grupos para que pudéssemos aplicar o jogo. Percebemos que essa atividade didática prendeu a atenção dos alunos facilitando a construção do conhecimento de forma interativa e divertida. É de extrema importância que o professor adéque atividades complementares ao lecionar conteúdos que necessitem de uma maior dedicação, tendo em vista o grau de complexidade atribuído a determinados conteúdos dentro da Biologia como, por exemplo, os conteúdos específicos da Zoologia.

Palavras-chave

Biologia, Ensino-aprendizagem, Atividade lúdica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.