A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE BINGO COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Título

A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE BINGO COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
  • Jocineia Medeiros

  • Marcos Lübeck

  • Graciela Siegloch Lins

  • Fernando Luiz Andretti

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210404348
    Publicado em

    02/06/2021

    Páginas

    70-79

    Capítulo

    4

    Resumo

    O objetivo neste artigo é socializar uma experiência que assumiu o jogo de bingo como instrumento educativo para auxiliar o ensino e aprendizagem da Matemática. O jogo de bingo, normalmente, é utilizado como atividade de lazer na sociedade, e é facilmente adaptável para outras realidades, o que o torna assaz relevante ao contexto educacional. Assim, este relato apresenta um experimento realizado numa turma de 7º ano, na Escola Estadual Tarquínio Santos, em Foz do Iguaçu/PR. A atividade motivou muito os alunos a resolverem situações-problemas reais, em detrimento às questões artificiais do livro didático. Proporcionou, igualmente, momentos de descontração, socialização, respeito à regras, autonomia, etc. Em suma, utilizar o jogo de bingo como instrumento educativo nas aulas de Matemática foi colocar os alunos diante de situações novas e desafiadoras, aguçando sua habilidade matemática, atenção, concentração, criatividade e raciocínio lógico, contribuindo com princípios essenciais para a formação de cidadãos ativos para viverem na sociedade contemporânea.

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    Palavras-chave

    Jogo de Bingo, Instrumento educativo, Ensino e aprendizagem, Matemática.

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