A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARFOR/EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Code: 220408495
11
10
Título

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARFOR/EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Autores(as):
  • Elivelton Henrique Gonçalves

    Gonçalves, Elivelton Henrique

  • Fabiana Fiorezi de Marco

    Marco, Fabiana Fiorezi de

DOI
10.37885/220408495
Publicado em

01/05/2022

Páginas

19-40

Capítulo

2

Resumo

Esta pesquisa empreendeu esforços no estudo das Tecnologias Digitais (TDs) na formação de futuros professores de Matemática na modalidade a distância, e foi conduzida pela seguinte questão: como as Tecnologias Digitais são metodologicamente abordadas pelos professores no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Uberlândia? Buscando resposta a esse questionamento, foram propostos os objetivos: analisar como professores organizaram o ensino das suas disciplinas abordando as TDs e, analisar como os licenciandos e tutores avaliaram essa abordagem. Como metodologia, a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, realizou-se Entrevista com professores e propôs-se Questionários aos licenciandos e tutores. Os resultados evidenciaram a importância da proposição de situações formativas que não apenas apresentem as TDs aos licenciandos, mas, também, que permita-os construir conhecimentos sobre sua integração, enquanto ferramentas de ensino, na sala de aula de Matemática.

Palavras-chave

Educação a distância, Tecnologias digitais, Formação inicial de professores de Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.