A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PATOLOGIA GERAL

Code: 200700763
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Título

A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PATOLOGIA GERAL

Autores(as):
  • Vinícius Gonçalves de Souza

  • Jéssica do Santos Fernandes

  • Carla Silva Siqueira Miranda

  • Natane Barbosa Barcelos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200700763
    Publicado em

    11/09/2020

    Páginas

    9-17

    Capítulo

    1

    Resumo

    Introdução e objetivos: A Patologia está estreitamente relacionada à ligação das ciências básicas à prática clínica. Na prática médica é crucial fazer ligações entre esses conteúdos para um amplo aprendizado. Assim, é fundamental se ter no sistema de ensino de patologia um método inovador, como os mapas conceituais, que auxilia no processo ensino-aprendizagem, baseado na ação ativa dos envolvidos, e que possibilite a integração de diferentes conceitos, os quais, muitas vezes, estão fragmentados em diversos compartimentos cognitivos. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido com cerca de 40 discentes do curso de medicina da Universidade Federal de Jataí. De modo a aprimorar o aprendizado, os discentes produziram mapas conceituais ao longo da disciplina de patologia. O material foi produzido manualmente e/ou por meio do software Cmap Tools v. 6.04. Resultados e discussão: O emprego dos mapas conceituais no estudo da patologia permitiu a autonomia e criatividade de cada sujeito, fazendo com que conteúdos complexos e abordados em partes, fossem integrados de maneira lógica, após alunos chegarem a suas próprias conclusões. No entanto a elaboração de mapas conceituais pode apresentar alguns limites, os quais estão relacionados, principalmente, a falta de habilidade e experiência para lidar com o instrumento. Conclusões: A utilização de mapas conceituais demonstra ser uma ótima estratégia de ensino-aprendizagem em Patologia Geral pelo fato de promover a construção do conhecimento do aprendiz e evidenciar a interação de elementos estudados previamente e os adquiridos em sala de aula, potencializando assim a aprendizagem.

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    Palavras-chave

    recurso didático, metodologia ativa, aprendizagem.

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