A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS DEFICIENTES
Rodrigo da Silva Bezerra
Bezerra, Rodrigo da Silva
Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério
Eleotério, Valdênia Rodrigues Fernandes
Aparecida dos Santos de Sousa
Sousa, Aparecida dos Santos de
Andrew Vinicius da Silva
Silva, Andrew Vinicius da
Maria do Carmo Cristaldo
Cristaldo, Maria do Carmo
31/10/2021
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O presente artigo versa sobre a utilização da Tecnologia Assistiva (TA) para a educação inclusiva. O interesse pela temática surge no ambiente escolar no exercício da docência durante o período de pandemia da Covid-19 ao observar os desafios docentes com a passagem do ensino presencial para o ensino remoto nos indagamos a cerca das implicações dessa mudança brusca na educação especial. O objetivo da presente pesquisa é compreender a relevância da Tecnologia Assistiva (TA) para a inclusão e a aprendizagem de alunos com deficiência no ensino regular. A pesquisa é de cunho bibliográfico. Segundo os autores pesquisados a Tecnologia Assistiva é de extrema relevância no contexto educacional para a inclusão, o acesso, a permanência e a aprendizagem do aluno com deficiência no ensino regular. Também ressaltam que é fundamental compreender que TA não é somente o recurso tecnológico de última geração, mas também atividades desempenhadas por profissionais de diversas áreas como fisioterapeutas, psicólogos, interpretes de libras e/ou uma simples bengala de apoio.
Educação Inclusiva, Processo de Ensino/aprendizagem, Tecnologia Assistiva.
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