A UTILIZAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Code: 220709428
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Título

A UTILIZAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autor(a):
  • Layane Caroline Silva Lima Braun

    BRAUN, L. C. S. L.

DOI
10.37885/220709428
Publicado em

01/10/2022

Páginas

31-43

Capítulo

2

Resumo

O objetivo desta pesquisa é ressaltar a utilização da neurociência como metodologia utilizada em sala de aula para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à metodologia, o estudo tem como métodos uma pesquisa de campo e bibliográfica. A pesquisa bibliográfica refere à pesquisa de autores que corroboram com a pesquisa enriquecendo a investigação. Enquanto a pesquisa de campo, constitui-se como lócus de pesquisa uma escola da rede estadual do Município de Bragança – PA. Os participantes foram 19 discentes do turno da tarde do 3º ano do Ensino Médio. O instrumento de pesquisa foi à aplicação de três testes de raciocínio logico em uma turma do ensino médio no turno da tarde, com a duração de 5 minutos para cada teste, para assim quantificar através de gráficos e analisá-los por meio das habilidades matemáticas a: Atenção, Percepção, Motivação, Concentração, Memória da Base, Ambiente, Raciocínio Logico e as Emoções. Diante dos resultados, podemos perceber que os alunos participantes da pesquisa não possuem estratégias de raciocínio logico matemático, sendo necessário que os professores construam maneiras de desenvolver esse processo cognitivo aliado a neurociência. Assim, com a utilização da neurociência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos pelos docentes como uma ferramenta em sala de aula trará benefícios para o desenvolvimento do Raciocínio logico matemático.

Palavras-chave

Neurociência, Processo de aprendizagem, Matemática.

Autor(a) Correspondente
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