A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UMA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Code: 220308141
3
5
Título

A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UMA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores(as):
  • José Aurimar dos Santos Angelim

    Angelim, José Aurimar dos Santos

  • Edvone da Silva Souza

    Souza, Edvone da Silva

DOI
10.37885/220308141
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1725-1737

Capítulo

138

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Esse artigo, recorte de uma pesquisa maior, apresenta uma proposta de escrita pautada na narrativa de experiências vivenciadas, por uma professora de EJA, com o objetivo de tecer reflexões teóricas, apoiando–se nas narrativas de vidas como cenário de atuação direta na operacionalização legal no contexto geográfico de um Território de Identidade, com olhar centrada na Educação de Jovens e Adultos. Essa abordagem da Pesquisa Narrativa, utilizando-se das narrativas de vida e formação apresentam um estudo construído a partir dos acontecimentos, eventos, saberes, conhecimentos, atitudes e sentimentos, que emergem de uma prática docente que se deseja diferenciada, por se trabalhar na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos e no turno noturno, onde os discentes são trabalhadores alunos. A partir da imersão no mundo da educação noturna, foi possível coletar durante duas décadas memórias de discentes, colegas e comunidade sobre suas vidas e trajetórias até a chegada à escola. Esse contato e oportunidade possibilitou compreender como tudo é tão relevante e precisa ser feito como uma conexão entre a prática docente, o conhecimento científico construído nas formações em docência e a consolidação do desenvolvimento profissional docente. Vale pontuar que as escolhas do que seria interessante salientar e os pontos em comum escolhidos entre prática e teoria, se justificam pela especificidade do trabalho docente, numa trajetória que segue de professora à Coordenadora Formadora na Educação de Jovens e Adultos, no Piemonte Norte do Itapicuru, cujas experiências têm produzido materiais de estudos e pesquisas no processo educacional.

Palavras-chave

Trajetória Formativa, EJA, Narrativas, Experiência, (Auto)formação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.