A TRAJETÓRIA DA FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL E MATO GROSSO DO SUL

Code: 230111674
9
0
Título

A TRAJETÓRIA DA FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL E MATO GROSSO DO SUL

Autores(as):
  • Michele Serafim Dos Santos

    Santos, Michele Serafim Dos

  • Flavinês Rebolo

    Rebolo, Flavinês

DOI
10.37885/230111674
Publicado em

01/03/2023

Páginas

825-839

Capítulo

61

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco, tem o objetivo de contextualizar historicamente a função de coordenador pedagógico no Brasil e Mato Grosso do Sul. O artigo divide-se em duas sessões: a primeira apresenta uma linha do tempo sobre a história da função de coordenador no Brasil; e a segunda sessão revisita a legislação que incide sobre o coordenador pedagógico em Mato Grosso do Sul (MS), destacando como ocorre o processo seletivo para exercer essa função, atualmente, nas escolas estaduais de MS. O coordenador pedagógico é um profissional que exerce múltiplas tarefas e enfrenta desafios diversos ao exercer suas funções, pois suas ações perpassam toda a comunidade escolar, tendo que coordenar as demandas de professores, alunos, gestão, famílias e sistema de ensino. A relevância dessa proposta em abordar a história da função de coordenador pedagógico deve-se ao seu papel no cotidiano escolar, ao fato de que lhe são exigidas inúmeras funções, a importância de seu processo formativo, além da função como formador de professores e mediador do processo pedagógico.

Palavras-chave

Coordenador Pedagógico, Legislações, Trajetória, Função.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.