A TERMODINÂMICA NOS VEÍCULOS AUTOMOTORES: O ENSINO DE FÍSICA VOLTADO PARA A BUSCA DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Code: 211106730
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Título

A TERMODINÂMICA NOS VEÍCULOS AUTOMOTORES: O ENSINO DE FÍSICA VOLTADO PARA A BUSCA DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Autores(as):
  • Francisca Vania Pereira Rodrigues

    Rodrigues, Francisca Vania Pereira

  • Giovanni Ribeiro

    Ribeiro, Giovanni

  • Kitéria Karoline

    Karoline, Kitéria

  • Wellington Sampaio

    Sampaio, Wellington

  • Marcello Ferreira

    Ferreira, Marcello

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho

    Silva Filho, Olavo Leopoldino da

DOI
10.37885/211106730
Publicado em

26/02/2022

Páginas

23-45

Capítulo

2

Resumo

Orientados pelas pesquisas de Paulo Freire e ECTS - Estudos em Ciência-Tecnologia-Sociedade,este estudo tem como objetivo sugerir estratégias alternativas para o ensino de Termodinâmicano Ensino Médio, visto a crescente dificuldade dos professores em traçar novas metodologias queatendam às inovações tecnológicas tão inerentes ao cotidiano dos alunos, assim como propiciar umaaprendizagem crítica, coerente com o saber científico. Por meio de uma sequência didática, esperasse que o professor tenha métodos suficientes para otimizar a sua prática e motivar seus alunos embusca de uma alfabetização científica de qualidade. A sequência didática proposta proporcionou aoprofessor maior flexibilidade em suas ações durante o processo de ensino/aprendizagem, assimcomo foi capaz de evidenciar ao aluno a importância do saber científico para a compreensão darealidade.

Palavras-chave

Termodinâmica, ECTS, Sequência didática, Ensino de Física.

Autor(a) Correspondente
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