A TERMODINÂMICA NOS VEÍCULOS AUTOMOTORES: O ENSINO DE FÍSICA VOLTADO PARA A BUSCA DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS
Francisca Vania Pereira Rodrigues
Rodrigues, Francisca Vania Pereira
Giovanni Ribeiro
Ribeiro, Giovanni
Kitéria Karoline
Karoline, Kitéria
Wellington Sampaio
Sampaio, Wellington
Marcello Ferreira
Ferreira, Marcello
Olavo Leopoldino da Silva Filho
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
26/02/2022
23-45
2
Orientados pelas pesquisas de Paulo Freire e ECTS - Estudos em Ciência-Tecnologia-Sociedade,este estudo tem como objetivo sugerir estratégias alternativas para o ensino de Termodinâmicano Ensino Médio, visto a crescente dificuldade dos professores em traçar novas metodologias queatendam às inovações tecnológicas tão inerentes ao cotidiano dos alunos, assim como propiciar umaaprendizagem crítica, coerente com o saber científico. Por meio de uma sequência didática, esperasse que o professor tenha métodos suficientes para otimizar a sua prática e motivar seus alunos embusca de uma alfabetização científica de qualidade. A sequência didática proposta proporcionou aoprofessor maior flexibilidade em suas ações durante o processo de ensino/aprendizagem, assimcomo foi capaz de evidenciar ao aluno a importância do saber científico para a compreensão darealidade.
Termodinâmica, ECTS, Sequência didática, Ensino de Física.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.