A TEORIA GERAL DE JOGO DE F. J. J. BUYTENDIJK: APORTES PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA MAIS SENSÍVEL À DISTINÇÃO ENTRE JOGO E LÚDICO

Code: 201202665
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Título

A TEORIA GERAL DE JOGO DE F. J. J. BUYTENDIJK: APORTES PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA MAIS SENSÍVEL À DISTINÇÃO ENTRE JOGO E LÚDICO

Autores(as):
  • Rogério de Melo Grillo

    Grillo, Rogério de Melo

  • Eloisa Rosotti Navarro

    Navarro, Eloisa Rosotti

  • Gilson Santos Rodrigues

    Rodrigues, Gilson Santos

  • Regina Célia Grando

    Grando, Regina Célia

DOI
10.37885/201202665
Publicado em

14/01/2021

Páginas

36-49

Capítulo

3

Resumo

O intelectual holandês F. J. J. Buytendijk, ainda que seja referenciado em alguns artigos, teses ou livros, continua sendo um autor desconhecido na Educação Física brasileira. Seu livro Wesen und Sinn des Spiels de 1933 (versão alemã), traduzido para o espanhol em 1935, é, indubitavelmente, um clássico das teorias de jogo e lúdico, porém, pouco lido e analisado no bojo da Educação Física brasileira. Nesses moldes, o objetivo do presente texto é apresentar e revisar criticamente a obra El Juego y su significado (versão traduzida de Wesen und Sinn des Spiels, em 1935) de F. J. J. Buytendijk e apontar perspectivas para uma Educação Física mais sensível à distinção entre jogo e lúdico. De modo apriorístico, foi feita uma análise de sua Teoria Geral de Jogo, arquitetada em 1935, buscando analisar as contribuições desta teoria à Educação Física. A posteriori, argumentamos sobre a relevância de se estudar Buytendijk na Educação Física brasileira e, sobretudo, defendemos que as ideias do pensador holandês precisam ser mais bem analisadas e contextualizadas nas pesquisas nacionais, posto que a riqueza de suas teorizações podem colaborar substancialmente com essa área, tanto em investigações temáticas, quanto no itinerário metodológico de pesquisas nesse mote.

Palavras-chave

Educação Física; Teoria do Jogo; Lúdico

Autor(a) Correspondente
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