A TEORIA DE GEDDES E MUNFORD SOBRE A HISTÓRIA DA TÉCNICA COMO UM CAMINHO AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 220308352
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Título

A TEORIA DE GEDDES E MUNFORD SOBRE A HISTÓRIA DA TÉCNICA COMO UM CAMINHO AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autor(a):
  • Hélio José Santos Maia

    Maia, Hélio José Santos

DOI
10.37885/220308352
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1446-1458

Capítulo

116

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Objetivo: Apresentar a teoria de Patrick Geddes e Lewis Munford sobre as fases da técnica com vistas a um caminho para o ensino de ciências na ótica dessa teoria. Métodos: A pesquisa é de natureza qualitativa e para sua consecução se utilizou de pesquisa bibliográfica em literatura histórica, uma vez que a teoria em tela não é bem estudada e difundida. Resultados: Após o delineamento da teoria em estudo, como resultado se postula um caminho para o ensino de ciências que se conecte a atualidade da biotécnica, e que conceitos científicos que ainda vigoram, sejam estudados à luz de quando eram problemas em suas respectivas fases da técnica. Conclusão: Dado o avanço da tecnologia se conclui pela necessidade de atualização da última fase da técnica teorizada, sobretudo, por Lews Munford, a biotécnica, a outro patamar e que, talvez a compreensão do transumanismo e sua interface homem-máquina, seja a nova fronteira. O ensino de ciências deve buscar atualidade nesses contextos.

Palavras-chave

Educação científica, História da Técnica, Biotécnica.

Autor(a) Correspondente
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