A TEORIA DA ATIVIDADE NA ARTE-EDUCAÇÃO: UM CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Code: 230111818
6
0
Título

A TEORIA DA ATIVIDADE NA ARTE-EDUCAÇÃO: UM CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autor(a):
  • Rosileide Guedes Sant´Ana de Farias

    Farias, R.G.S.

DOI
10.37885/230111818
Publicado em

31/03/2023

Páginas

22-32

Capítulo

2

Resumo

O presente estudo, apresenta uma reflexão acerca da elaboração e aproveitamento de um estudo-piloto que toma a Teoria da Atividade [TA] como método investigativo da relação de um grupo de alunos [sujeitos] e um vídeo [instrumento] sobre a Grafitagem em Pernambuco, em um contexto de ensino-aprendizagem de uma aula de Arte no Ensino Fundamental e seus diálogos. Objetivo: Possibilitar às atividades conduzidas por professores e que almejam concretizar um objetivo [no sistema conceitual e estrutural da TA, chamado ‘objeto’] pedagógico, através da introdução de ferramentas materiais específicas, com ênfase em vídeo sob o suporte de DVD entre outros. Métodos: O Estudo-piloto desenvolvido no presente ensaio foi caracterizado pela tomada da Teoria da Atividade [TA] de Leontiev e Constructo de Engeströn como método investigativo da relação de um grupo de alunos [sujeitos], em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata e um vídeo [instrumento] sobre pichação e grafitagem, intitulado Grafitagem em Pernambuco, em um contexto de ensino e aprendizagem de uma aula de Arte. Resultados: Tivemos a intenção de simular uma situação real e de criar parâmetros por meio da TA relacionada à receptividade do vídeo e à compreensão do seu conteúdo. Entendemos que não existem soluções prontas, contudo, há procedimentos orientados que permitem encontrá-las de maneira eficiente e eficaz.Conclusão: Este estudo preliminar considerou que a formação de novos processos de aquisição do conhecimento não acontece espontaneamente nem apenas resulta do mero amadurecimento biológico; ela depende do processo de apropriação, pelos alunos, da atividade material e intelectual condensada, de modo adequado, nos respaldos científicos, filosóficos e artísticos em suas formas mais desenvolvidas.

Palavras-chave

Teoria da atividade, Arte-educação e uso do vídeo.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.