A SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO NO BRASIL

Code: 220207660
5
4
Título

A SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO NO BRASIL

Autores(as):
  • Eline Any de Benedicto

    Benedicto, Eline Any de

  • Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi

    Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa

  • Orandi Mina Falsarella

    Falsarella, Orandi Mina

  • Samuel Carvalho de Benedicto

    Benedicto, Samuel Carvalho de

DOI
10.37885/220207660
Publicado em

01/05/2022

Páginas

142-166

Capítulo

9

Resumo

Contextualização: Como propulsoras do desenvolvimento econômico, as organizações envolvem-se ativamente na degradação da natureza, explorando seus recursos. No caso das organizações, a sociedade espera e exige um comprometimento elevado, juntamente com adequações de suas atividades de modo sustentável. Tais mudanças ocorrem a partir de administradores conscientes e compromissados com as práticas sustentáveis. Para que isto aconteça. É necessário que as Instituições de Ensino Superior, especificamente os cursos de Administração, impulsionem a formação de gestores responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade nas organizações. Objetivo: Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo identificar a abordagem dada pelas Instituições de Ensino Superior em seus cursos de Administração sobre o tema gestão sustentável, a fim de caracterizar a sua colaboração na formação de administradores conscientes da necessidade de se comprometer com as práticas sustentáveis. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como exploratória e é orientada por um levantamento documental realizado nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Administração no Estado de São Paulo. Resultados: Como resultado, constata-se que o desempenho das Instituições de Ensino Superior pode ser considerado insipiente para a formação de gestores conscientes e compromissados com a sustentabilidade. Conclusão: Foi possível verificar também que 50% das universidades pesquisadas não possuem nenhuma citação quanto a sustentabilidade, sugerindo que apesar das exigências por parte do MEC, existe este déficit no ensino.

Palavras-chave

Sustentabilidade, Dimensões da sustentabilidade, Ensino Superior, Cursos de Administração, Projeto Pedagógico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.