A SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO NO BRASIL
Eline Any de Benedicto
Benedicto, Eline Any de
Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi
Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa
Orandi Mina Falsarella
Falsarella, Orandi Mina
Samuel Carvalho de Benedicto
Benedicto, Samuel Carvalho de
01/05/2022
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MEIO AMBIENTE E A OUTRA ECONOMIA DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Contextualização: Como propulsoras do desenvolvimento econômico, as organizações envolvem-se ativamente na degradação da natureza, explorando seus recursos. No caso das organizações, a sociedade espera e exige um comprometimento elevado, juntamente com adequações de suas atividades de modo sustentável. Tais mudanças ocorrem a partir de administradores conscientes e compromissados com as práticas sustentáveis. Para que isto aconteça. É necessário que as Instituições de Ensino Superior, especificamente os cursos de Administração, impulsionem a formação de gestores responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade nas organizações. Objetivo: Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo identificar a abordagem dada pelas Instituições de Ensino Superior em seus cursos de Administração sobre o tema gestão sustentável, a fim de caracterizar a sua colaboração na formação de administradores conscientes da necessidade de se comprometer com as práticas sustentáveis. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como exploratória e é orientada por um levantamento documental realizado nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Administração no Estado de São Paulo. Resultados: Como resultado, constata-se que o desempenho das Instituições de Ensino Superior pode ser considerado insipiente para a formação de gestores conscientes e compromissados com a sustentabilidade. Conclusão: Foi possível verificar também que 50% das universidades pesquisadas não possuem nenhuma citação quanto a sustentabilidade, sugerindo que apesar das exigências por parte do MEC, existe este déficit no ensino.
Sustentabilidade, Dimensões da sustentabilidade, Ensino Superior, Cursos de Administração, Projeto Pedagógico.
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