A SEMÂNTICA DE CONTEXTOS E CENÁRIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 230814116
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Título

A SEMÂNTICA DE CONTEXTOS E CENÁRIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Ana Meire Silva

    Silva, Ana Meire

  • Edilene Ferreira

    Ferreira, Edilene

  • José Júlio César do Nascimento Araújo

    Araújo, José Júlio César do Nascimento

DOI
10.37885/230814116
Publicado em

30/09/2023

Páginas

9-30

Capítulo

1

Resumo

Os estudos sobre a semântica na sala de aula estão a reflexões sobre o significado das palavras, enunciados e sentidos do texto, de uma situação ou de um contexto, tornando-se relevante no ensino de Língua Portuguesa. Diante disso, neste artigo, que faz parte da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetiva-se fazer um relato de experiência acerca da aplicação de três oficinas sobre Semântica, as quais foram baseadas na perspectiva teórica da Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Além disso, analisam-se e discutem-se os dados obtidos nesta etapa da pesquisa. As oficinas foram elaboradas seguindo os princípios da sequência didática interativa (SDI) e foram aplicadas num período de três semanas em uma turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Edificações, do Instituto Federal do Acre. Mediante as análises e observações realizadas durante aplicação da SDI, foi possível verificar que os participantes da pesquisa interagiram durante as atividades e demonstraram compreender os conteúdos estudados e como estes se relacionam ao seu contexto social.

Palavras-chave

Educação Profissional Tecnológica, Semântica de Contextos e Cenários, Sequência didática interativa.

Autor(a) Correspondente
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