A SEMÂNTICA DE CONTEXTOS E CENÁRIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Meire Silva
Silva, Ana Meire
Edilene Ferreira
Ferreira, Edilene
José Júlio César do Nascimento Araújo
Araújo, José Júlio César do Nascimento
30/09/2023
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DESAFIOS DE ENSINAR E EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE: ESCOLA, FAMÍLIA E PROFESSORES EM PESQUISA
Os estudos sobre a semântica na sala de aula estão a reflexões sobre o significado das palavras, enunciados e sentidos do texto, de uma situação ou de um contexto, tornando-se relevante no ensino de Língua Portuguesa. Diante disso, neste artigo, que faz parte da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetiva-se fazer um relato de experiência acerca da aplicação de três oficinas sobre Semântica, as quais foram baseadas na perspectiva teórica da Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Além disso, analisam-se e discutem-se os dados obtidos nesta etapa da pesquisa. As oficinas foram elaboradas seguindo os princípios da sequência didática interativa (SDI) e foram aplicadas num período de três semanas em uma turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Edificações, do Instituto Federal do Acre. Mediante as análises e observações realizadas durante aplicação da SDI, foi possível verificar que os participantes da pesquisa interagiram durante as atividades e demonstraram compreender os conteúdos estudados e como estes se relacionam ao seu contexto social.
Educação Profissional Tecnológica, Semântica de Contextos e Cenários, Sequência didática interativa.
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