A SALA DE AULA INVERTIDA COMO OPORTUNIDADE FORMATIVAPARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Code: 220709619
9
1
Título

A SALA DE AULA INVERTIDA COMO OPORTUNIDADE FORMATIVAPARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Autores(as):
  • Silvanilde De Jesus Ferreira Matos Santos

    Santos, Silvanilde De Jesus Ferreira Matos

  • Joanaci Coutinho Brito

    Coutinho ,Joanaci Brito

DOI
10.37885/220709619
Publicado em

01/10/2022

Páginas

13-24

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Compreender as contribuições da sala de aula invertida para o aprendizado dos discentes do 8º/9º ano da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental, com base em pressupostos teóricos de Paiva (1983), Freire (1989), Moreira (2005, 2010), (BERGMANN; SAMS, 2016), Vygotsky (2001, 1995), entre outros que discutem nessa perspectiva de desenvolver metodologias ativas com os alunos com intuito de fomentar aprendizagens significativas. Método: Foi feita uma revisão bibliográfica e usada a técnica da observação no ano de 2020 e no primeiro semestre do ano letivo de 2021 na sala de aula no aplicativo do whatsapp. Resultados: A partir desse movimento as atividades propostas na sala invertidas ganharam sentido na vida dos estudantes, pois ampliaram saberes de uma aprendizagem viva e significativa. Conclusão: Durante o processo da aplicação da estratégia da sala invertida foram rompidos paradigmas acerca do que é e para quê planejar atividades para desenvolver fora da sala de aula. Nesse caminhar as estratégias de sala invertida intensificou o conhecimento por proporcionar a leitura e escrita como atividades permanentes da sala de aula e fora dela por meio dos Cadernos de atividades, vídeo aula, pesquisas e exercícios, de modo que eles traziam anotados as dúvidas para tirá-las na sala de aula.

Palavras-chave

Sala de aula invertida, Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem significativa.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.