A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO EIXO NORTEADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Flávia Sueli Fabiani Marcatto Marcatto
Marcatto, Flávia Sueli Fabiani Marcatto
Lourdes De La Rosa Onuchic
Onuchic, Lourdes De La Rosa
02/06/2021
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
Este texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas para futuros professores. Nos apoiamos na pesquisa baseada em design, com foco nos processos de aprendizagem. No desenvolvimento das ações, foram incentivados registros escritos em portfólios com ênfase no processo de resolução de problemas. Dois problemas foram selecionados para intervenções em turmas da Educação Básica. O processo estimulou, os futuros professores de matemática, a questionar suas próprias respostas, explorar ideias matemáticas, questionar o problema e seus modos de buscar a solução, fazer generalizações e transformar um dado problema em novas situações-problema, adaptando-as para suas aulas. Isso evidencia uma concepção de ensino-aprendizagem obtida por via de ação reflexiva e compartilhada que constrói conhecimentos, aprimorando a formação inicial e continuada de professores de Matemática.
Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Práticas de Discussão. Ações de professores de Matemática.
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