A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA FORMA CONCRETA E CONTEXTUALIZADA

Code: 220207856
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Título

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA FORMA CONCRETA E CONTEXTUALIZADA

Autores(as):
  • José Luiz Cequalini Filho

    Cequalini Filho, José Luiz

  • Bruno Thayguara Oliveira Ribeiro

    Ribeiro, Bruno Thayguara Oliveira

  • Miriam Bidú de Luna

    Luna, Miriam Bidú de

DOI
10.37885/220207856
Publicado em

31/03/2022

Páginas

248-259

Capítulo

19

Resumo

O estudo apresenta uma reflexão sobre a inserção de situações problemas de forma contextualizada na Escola Estadual Professor Fernando Magalhães em Caconde-SP, para alunos com rendimento apenas satisfatório nas aulas de matemática. O objetivo principal é analisar se o ensino dos conteúdos matemáticos está sendo realizados através da resolução de situações problemas, como também comparar o rendimento dos alunos diante de um problema extremamente algébrico, bem como de um problema com figuras. Sobretudo tem a intenção de verificar a maneira que os docentes tem elaborado as situações problemas e sua relação com as novas tecnologias. Trata-se de uma abordagem quantitativa com apresentação e tabulação de dados estatísticos. Os dados recolhidos mediante aplicação dos instrumentos correspondem a uma análise voltada para responder aos objetivos propostos. Os resultados apontam que os alunos conseguem melhores resultados quando estão frente a problemas de forma concreta, que tenham alguma relação com seu cotidiano, bem como a resistência por parte dos docentes em relação ao uso das novas tecnologias como ferramentas de auxílio da aprendizagem. Assim, conclui-se que a aplicação de conteúdos matemáticos contextualizados interferem diretamente na aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave

Matemática, Problemas, Contextualização, Tecnologia.

Autor(a) Correspondente
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