A RELIGIÃO COMO VIRTUDE ANEXA DA JUSTIÇA EM TOMÁS DE AQUINO E O ESTADO LAICO

Code: 220709635
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Título

A RELIGIÃO COMO VIRTUDE ANEXA DA JUSTIÇA EM TOMÁS DE AQUINO E O ESTADO LAICO

Autores(as):
  • Sérgio Ricardo Strefling

    Strefling, Sérgio Ricardo

  • Marcelo Da Silva Fabres

    Fabres, Marcelo da Silva

  • Marcos Antonio Schiavon

    Schiavon, Marcos Antonio

DOI
10.37885/220709635
Publicado em

30/08/2022

Páginas

38-46

Capítulo

3

Resumo

A religião é uma das raízes fundamentais de todas as civilizações. Podemos criticar ou discordar das nossas origens, mas nem por isso elas deixam de existir. A religião, compreendida como virtude, isto é, hábito operativo do bem, é uma extensão da virtude da justiça. Santo Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo, foi professor em Paris e grande comentador de Aristóteles no tempo áureo da origem das Universidades. Enfrentou muitas polêmicas e sua obra caracteriza-se como um verdadeiro debate em que ele parte das objeções dos que pensam de modo diferente dele, analisa e reponde as mesmas objeções. Os objetivos do presente estudo são os seguintes: apresentar a religião como uma virtude anexa a virtude da justiça analisada na obra Suma Teológica de Santo Tomás; demonstrar que este é o sentido da religião na Tradição de nossa civilização, outrossim, a falta de compreensão deste significado conduz a reducionismos e ao sentimentalismo subjetivista; analisar a virtude da religião considerando a relação entre fé, razão e ciência e as imbricações no estado. A metodologia deste trabalho partirá da análise das fontes bibliográficas sobre a temática e pretende contribuir com respostas as seguintes questões: 1. O que é virtude? 2. A religião é uma virtude que procede da justiça? A religião é superior as outras virtudes morais? Há um fim último para o ser humano que deve ser considerado no estado laico?

Palavras-chave

Religião, Virtude, Justiça, Tomás de Aquino, Estado laico.

Autor(a) Correspondente
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