A RELEVÂNCIA DOS TESTES DE PRODUTO NA CONSTRUÇÃO DE ARTEFATOS EDUCACIONAIS NOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS NO BRASIL

Code: 221010738
15
7
Título

A RELEVÂNCIA DOS TESTES DE PRODUTO NA CONSTRUÇÃO DE ARTEFATOS EDUCACIONAIS NOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS NO BRASIL

Autores(as):
  • Ronison Oliveira Da Silva

    Silva, Ronison Oliveira Da

  • Júlia Angélica Ferreira

    FERREIRA, J.A.O.A.

  • Jose Rivera

    RIVERA, J.A.

  • Daniel Nascimento-e-silva

    NASCIMENTO-E-SILVA, D.

DOI
10.37885/221010738
Publicado em

01/12/2022

Páginas

45-60

Capítulo

4

Resumo

Embora sejam requisitos obrigatórios para a obtenção do título de mestre ou doutor nas pós-graduações stricto sensu de natureza profissional, os produtos educacionais ainda se mostram uma área a ser explorada no que tange a sua literatura no âmbito nacional. O presente estudo tem por objetivo evidenciar a relevância dos testes de desempenho para a avaliação de artefatos educacionais. Para a consecução deste intento, utilizou-se o método bibliográfico conceitual desenvolvido por Nascimento-e-Silva (2012; 2020), o qual é constituído por quatro etapas. Estas fases são: a) definição das perguntas de pesquisa; b) coleta de dados; c) organização e análise dos dados; e; d) geração das respostas para as questões norteadoras da pesquisa. A execução desses procedimentos permitiu a construção do marco teórico do estudo, o qual traz o escopo conceitual dos termos “produto educacional” e “testes de produto”. Além disso, a presente produção textual elenca e descreve os tipos de testes existentes para mensurar o nível de qualidade e efetividade dos produtos educacionais. Os tipos de teste são: a) eficácia; b) eficiência, c) usabilidade; d) mercado; f) conformidade, e; g) confiabilidade. O estudo conclui que para que um protótipo (versão inicial de um artefato educacional) passe a ser considerado como produto, é necessário que o mesmo seja aprovado em todos estes testes antes de ser ter sua versão final divulgada para o seu público-alvo.

Palavras-chave

Produto. Desempenho. Avaliação de Testes.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.