A RELEVÂNCIA DOS TESTES DE PRODUTO NA CONSTRUÇÃO DE ARTEFATOS EDUCACIONAIS NOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS NO BRASIL
A RELEVÂNCIA DOS TESTES DE PRODUTO NA CONSTRUÇÃO DE ARTEFATOS EDUCACIONAIS NOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS NO BRASIL
Ronison Oliveira Da Silva
Júlia Angélica Ferreira
Jose Rivera
Daniel Nascimento-e-silva
30/11/2022
45-60
4
Embora sejam requisitos obrigatórios para a obtenção do título de mestre ou doutor nas pós-graduações stricto sensu de natureza profissional, os produtos educacionais ainda se mostram uma área a ser explorada no que tange a sua literatura no âmbito nacional. O presente estudo tem por objetivo evidenciar a relevância dos testes de desempenho para a avaliação de artefatos educacionais. Para a consecução deste intento, utilizou-se o método bibliográfico conceitual desenvolvido por Nascimento-e-Silva (2012; 2020), o qual é constituído por quatro etapas. Estas fases são: a) definição das perguntas de pesquisa; b) coleta de dados; c) organização e análise dos dados; e; d) geração das respostas para as questões norteadoras da pesquisa. A execução desses procedimentos permitiu a construção do marco teórico do estudo, o qual traz o escopo conceitual dos termos “produto educacional” e “testes de produto”. Além disso, a presente produção textual elenca e descreve os tipos de testes existentes para mensurar o nível de qualidade e efetividade dos produtos educacionais. Os tipos de teste são: a) eficácia; b) eficiência, c) usabilidade; d) mercado; f) conformidade, e; g) confiabilidade. O estudo conclui que para que um protótipo (versão inicial de um artefato educacional) passe a ser considerado como produto, é necessário que o mesmo seja aprovado em todos estes testes antes de ser ter sua versão final divulgada para o seu público-alvo.
Ler mais...Produto. Desempenho. Avaliação de Testes.
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