A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO À VISÃO DOS PROFESSORES
José Herculano Filho
Filho, José Herculano
José Ronaldo de Lima
Lima, José Ronaldo de
Antonio Izidro Sobrinho
Izidro Sobrinho, Antonio
Gisleudo Barros de Sousa
Sousa, Gisleudo Barros de
26/02/2022
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SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE: AVANÇOS, RETROCESSOS E NOVAS PERSPECTIVAS - VOLUME 2
Nos dias atuais a Educação Ambiental é tratada não só no ambiente escolar, mas também em todos os veículos de comunicação, tais como, jornais, nos programas de televisão, revistas, palestras, entre outros tantos que retratam a sua importância. O aumento demográfico ao longo dos períodos históricos vem aumentando a necessidade de espaços para a organização das sociedades e paulatinamente a expansão do capitalismo vem agravando os problemas ambientais com a introdução no meio ambiente de substâncias nocivas aos seres vivos que prejudicam o equilíbrio ecológico com a abrangência local, regional, nacional e mundial. Tratar dessa temática na Educação Básica, mais especificamente no ensino fundamental é de extrema importância, pois a escola não deve trabalhar só a ideia do desenvolvimento sustentável que, de certa forma, tem uma visão economicista e sim trabalhar na direção da formação de cidadãos sustentáveis com consciência de consumo, conhecedores de suas necessidades e preocupados com o seu futuro e das demais gerações. Este trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas da Educação Ambiental no ensino fundamental como pré-requisito para formação de um cidadão com menor pegada ecológica. Para realização da presente pesquisa utilizou-se o método do estudo de caso em numa escola pública do município de Patos - PB cujos resultados evidenciaram que o professor como formador de opinião possui um papel decisivo na expansão dos ideais que buscam uma sociedade sustentável. Conclui-se que a escola alvo da pesquisa desenvolve projetos com o objetivo de tratar das problemáticas ambientais, muito embora esta abordagem seja ainda de forma tímida.
Educação ambiental, Ensino fundamental, Cidadão sustentável.
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