A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Code: 221211427
31
0
Título

A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Autores(as):
  • Murilo Sérgio Vieira Silva

    Silva, Murilo Sérgio Vieira

  • Fabiana Custódio e Silva

    Silva, Fabiana Custódio e

DOI
10.37885/221211427
Publicado em

31/01/2023

Páginas

12-30

Capítulo

1

Resumo

O objeto de estudo desta pesquisa é a importância da epistemologia no contexto educacional na perspectiva das tendências pedagógicas. Este artigo tem como objetivo geral demonstrar a relevância tanto da epistemologia quanto da educação e das tendências pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo específico conceituar epistemologia, educação e ideologia. O artigo apresenta várias concepções de educação entre estas a de Durkheim que concebe educação como ação exercida pelos adultos em relação aos mais jovens. Destaca, que a ideologia tanto pode ser instrumento favorável ou não a aprendizagem do sujeito. Pois, esta depende da prática do professor. Neste artigo, enfatiza que a tendência progressista crítico social dos conteúdos é um instrumento significativo na construção de uma educação que possibilita o indivíduo a ser sujeito de sua história de vida. Os principais autores consultados nesta pesquisa são: Saviani (2009), Brandão (1989), Novaes (1992), Mesquita e Machado (2005) e Dalarosa (2008). Utiliza-se da pesquisa qualitativa, de caráter teórico, metodológico, realizando uma análise criteriosa do método dedutivo que parte do geral para o específico.

Palavras-chave

Epistemologia. Educação. Ideologia. Tendências Pedagógicas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.