A REFORMA CAPANEMA E AS LEIS ORGÂNICAS DE 1942: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO ENSINO TÉCNICO INDUSTRIAL

Code: 220207674
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Título

A REFORMA CAPANEMA E AS LEIS ORGÂNICAS DE 1942: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO ENSINO TÉCNICO INDUSTRIAL

Autores(as):
  • Sandra Maria Assis

    Assis, S. M.

  • Geovilda Melo

    Melo, G. S. O.

  • Olivia Morais Medeiros Neta

    Mediros Neta, O.M.

  • José Mateus Nascimento

    Nascimento, J. M.

DOI
10.37885/220207674
Publicado em

31/03/2022

Páginas

644-661

Capítulo

51

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

Através de um viés historiográfico, este texto discute as implicações da reestruturação do ensino técnico industrial no contexto da reforma educacional empreendida na gestão do ministro Gustavo Capanema, ocasionada pelo imperativo de adaptar no processo de industrialização do Brasil aos diferentes projetos em disputa e interesses nacionais desenvolvimentistas. O estudo e os discursos históricos, produzidos acerca da reestruturação do Ensino Técnico utiliza como aporte teórico leituras de Fonseca (1961); de Cunha (2000); Schwartzman; Bohemy e Costa (2000); Manfredi (2002); Romanelli (2007) e outros, além da análise de mudanças ocorridas com base na legislação. O texto, por meio de uma leitura crítica, explicita as concepções pedagógicas para o ensino profissional presentes na estruturação do ensino técnico e industrial, destacando a importância da Lei Orgânica do Ensino Industrial (1942) para atender as demandas impostas pela emergente indústria nacional. Apesar dos avanços com a referida reforma, a lei corrobora a manutenção da dualidade estrutural comprovada pela necessidade de se aprovar legislações específicas para o ensino profissional (normal, industrial, agrícola, comercial).

Palavras-chave

Reforma Educacional, Reestruturação do ensino técnico, Lei Orgânica do Ensino Industrial (1942).

Autor(a) Correspondente
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