A REFLEXÃO DA PRÁTICA COMO AÇÃO ESTRATÉGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AÇÕES E ESTRATÉGIAS

Code: 220508863
7
7
Título

A REFLEXÃO DA PRÁTICA COMO AÇÃO ESTRATÉGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AÇÕES E ESTRATÉGIAS

Autores(as):
  • Alcemir Horácio Rosa

    Rosa, Alcemir Horácio

  • Daniel Nascimento-e-silva

    Nascimento-e-Silva, Daniel

DOI
10.37885/220508863
Publicado em

02/07/2022

Páginas

645-662

Capítulo

46

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IV

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho é revelar as ações necessárias para que a reflexão da prática possa se constituir como estratégia no alcance de melhores resultados da formação continuada de professores. Métodos: O Método científico tecnológico (NASCIMENTO-e-SILVA, 2012; 2019) foi utilizado para estabelecer as etapas e meios para se alcançar as respostas dessa investigação. O método foi utilizado para identificar a questão norteadora, organizar, buscar os referenciais científicos, organizar os dados e estruturar a resposta. Resultados: O trabalho concluiu que a reflexão da prática é uma estratégia eficaz para a formação continuada de professores uma vez que possibilita aos docentes colocarem em análise as suas próprias realidades e poderem ressignificarem suas ações pedagógicas. Para isso, foi elencado algumas ações necessárias: 1) Haver a promoção de um processo de formação continuada que seja reflexivo e baseado na relação ação-reflexão-ação; 2) que a formação continuada seja desenvolvida através de um formato teórico-prático; 3) haver aporte teórico aos professores participantes; 4) valorização da diversidade didático-metodológica; 5) estimulo aos professores a refletirem e a colocarem em prática os aprendizados. Conclusão: A formação continuada de professores tem sido objeto de intensas discussões ao longo das últimas décadas. As preocupações estão fincadas em torno das atividades envolvidas nesse processo formativo. Existem dúvidas e questionamentos sobre as estratégias que podem ser utilizadas na formação continuada de professores na busca de melhores resultados formativos. Nesse contexto, a reflexão da prática foi evidenciada como uma ação estratégica para ampliar os benefícios da formação.

Palavras-chave

Formação continuada, Reflexão da prática, Estratégias.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.