A QUÍMICA EM CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA NA ACEPÇÃO FREIRIANA

Code: 240115579
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Título

A QUÍMICA EM CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA NA ACEPÇÃO FREIRIANA

Autores(as):
  • Marcos Antonio Vasco De Almeida

    Almeida, Marcos Antonio Vasco de

  • Elisabet Alfonso Peixoto

    Peixoto, Elisabet Alfonso

DOI
10.37885/240115579
Publicado em

01/03/2024

Páginas

96-109

Capítulo

7

Resumo

Ensinar Química utilizando ferramentas que possam motivar o estudante é o caminho para uma aprendizagem significativa. O estudo de cordel pode ser uma estratégia didática para engajar o estudante no processo de construção do conhecimento. Este trabalho teve como foco o estudo de cordel, aliado ao ensino de Química. A principal motivação para a realização do trabalho foi a busca por estratégias que pudessem motivar os estudantes, diminuir a evasão e a indisciplina e, também, levar até à escola os familiares ou responsáveis. Os estudantes motivados e atentos durante o desenvolvimento dos cordéis nos mostram que o processo de construção do conhecimento deve ser mediado a partir do diálogo, em que a busca por alternativas de ensinar e aprender pode ter inúmeras possibilidades. No nosso projeto, foram nítidas as mudanças de postura em relação ao processo de ensinar e aprender Química, uma vez que os discentes relataram a facilidade que tiveram para relembrar os conteúdos de Química a partir da confecção de cada cordel. A organização dos grupos de forma heterogênea permitiu a construção do saber coletivo, em que todos aprendem e todos ensinam. As estratégias de ensino precisam ser motivadoras e, ao mesmo tempo, desafiadoras para que ocorra o engajamento do estudante. É necessário diálogo constante entre docente e discente, considerando sempre a questão da afetividade e do emocional, muito além do cognitivo.

Palavras-chave

Ensino de Química, diálogo freiriano, literatura em cordel.

Autor(a) Correspondente
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