A QUÍMICA É UM ESPETÁCULO: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Code: 220207764
Downloads
8
Views
23
Compartilhe
Título

A QUÍMICA É UM ESPETÁCULO: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Taís Arthur Corrêa

  • Tatiana Costa Coelho

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220207764
    Publicado em

    31/03/2022

    Páginas

    21-35

    Capítulo

    2

    Resumo

    O ensino, a pesquisa e a extensão, fazem parte da discussão que caracteriza uma universidade viva, onde a indissociabilidade entre essas vias de aprendizagem, torna o processo formativo mais completo. Neste contexto, o Pibid-subprojeto Química desenvolveu, junto a seus bolsistas, o projeto “A Química é um espetáculo”, como proposta de articulação entre ensino-pesquisa-extensão e estratégia pedagógica pautada na importância da interação, problematização, levantamento e reflexão desse tripé na formação do estudante como docente/pesquisador e futuro campo de atuação, por meio da experimentação interativa e lúdica. A formulação da proposta foi fomentada a partir das vivências dos licenciandos em salas de aula e dos questionamentos promovidos em grupos de estudo sobre a qualidade do ensino/aprendizagem de Química desenvolvida por professores/estudantes da escola básica, suas deficiências e técnicas não formais de ensino. Os resultados encontrados indicam a importância da articulação do “Triângulo Educativo” onde a pesquisa é difundida pelo ensino e pela extensão, tornando-se complementares e dependentes, atuando então de forma sistêmica na formação do professor. O desenvolvimento do trabalho proporcionou aos licenciandos a oportunidade de uma formação diferenciada através da observação, discussão e avaliação entre aspectos teóricos e práticos em um contexto de aproximação com o seu campo de atuação. Vale ressaltar também a importância do papel do Pibid no incentivo e qualificação da docência para a educação básica, favorecendo o processo formativo dos discentes da UEMG e procurando promover melhorias no ensino da área em que atuam.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Indissociabilidade, Formação docente, Construção do conhecimento, Licenciatura, Pibid.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar