A QUESTÃO DA FILOSOFIA E DO ENSINO DE FILOSOFIA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE GILLES DELEUZE, FÉLIX GUATTARI E ALEJANDRO CERLETTI.

Code: 230513087
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Título

A QUESTÃO DA FILOSOFIA E DO ENSINO DE FILOSOFIA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE GILLES DELEUZE, FÉLIX GUATTARI E ALEJANDRO CERLETTI.

Autores(as):
  • Paulo Cézar Epaminondas Dos Santos

    Santos, Paulo Cézar Epaminondas dos

  • Arthur Diego De Sousa Oliveira

    Oliveira, Arthur Diego de Sousa

  • Cícero Maxciel Elias Rodrigues

    Rodrigues, Cícero Maxciel Elias

DOI
10.37885/230513087
Publicado em

30/10/2023

Páginas

145-166

Capítulo

8

Resumo

Este artigo objetiva discutir a questão do ensino de filosofia à luz das reflexões de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre a filosofia a partir da obra O que é filosofia (1992)? Bem como com base no texto O ensino de filosofia como questão filosófica (2009) do filósofo argentino Alejandro Cerletti. Especificamente, intencionamos traçar relações possíveis entre ambos os textos filosóficos com vistas à questão do ensino de filosofia. A questão do ensino de filosofia, desde logo, pede o esclarecimento de uma questão primeira, o que é filosofia? Nesse sentido, uma possível abordagem à pergunta pode ser originada em se baseando nas reflexões de Gilles Deleuze e Félix Guattari na obra O que é filosofia? Nela, eles pontam o filosofar como uma relação, uma ação de busca perene, isto é, o filósofo e a filósofa o são a partir de um movimento de elaboração de perguntas perseguição delas em vista da obtenção de possíveis respostas ou partes delas. Partindo dessa caracterização inicial, há de se afirmar que a filosofia é exercida com base em questões que incomodam cada filósofo e filósofa, é do movimento do fazer filosófico que através dela funde-se o plano de imanência, assim, vários são os planos de imanência, justamente porque, são fundados a partir das questões erigidas por cada filósofo e filósofa. Os conceitos têm seus sentidos a partir e sobre os planos de imanência. Relativo à questão do ensino de filosofia, segundo Alejandro Cerletti, a atividade é indissociável, isto é, filosofia e ensinar filosofia estão imbricados. Não é possível, sem se cair em incoerência, lecionar filosofia sem exercê-la no ato do ensino. Ensina-se filosofando, a partir de planos de imanência os estudantes são experimentados e embebidos em planos possíveis a partir dos quais podem também eles e elas, municiados, interpelarem a si mesmos e seus entornos. As aproximações possíveis entre os filósofos sobreditos que este texto acentua são voltas às compreensões que têm sobre a filosofia, é uma ação efetivada em direção à sabedoria, é uma busca, é plural, planos de imanência são estabelecidos e a partir deles o novo pode ser criado e, por fim, que o ensino de filosofia parte desde de um filosofar.

Palavras-chave

Filosofia. Conceito. Plano de imanência. Ensino de Filosofia.

Autor(a) Correspondente
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