A QUESTÃO DA FILOSOFIA E DO ENSINO DE FILOSOFIA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE GILLES DELEUZE, FÉLIX GUATTARI E ALEJANDRO CERLETTI.
Paulo Cézar Epaminondas Dos Santos
Santos, Paulo Cézar Epaminondas dos
Arthur Diego De Sousa Oliveira
Oliveira, Arthur Diego de Sousa
Cícero Maxciel Elias Rodrigues
Rodrigues, Cícero Maxciel Elias
30/10/2023
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ENSINO DE FILOSOFIA: CONCEITOS, TRAJETÓRIAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Este artigo objetiva discutir a questão do ensino de filosofia à luz das reflexões de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre a filosofia a partir da obra O que é filosofia (1992)? Bem como com base no texto O ensino de filosofia como questão filosófica (2009) do filósofo argentino Alejandro Cerletti. Especificamente, intencionamos traçar relações possíveis entre ambos os textos filosóficos com vistas à questão do ensino de filosofia. A questão do ensino de filosofia, desde logo, pede o esclarecimento de uma questão primeira, o que é filosofia? Nesse sentido, uma possível abordagem à pergunta pode ser originada em se baseando nas reflexões de Gilles Deleuze e Félix Guattari na obra O que é filosofia? Nela, eles pontam o filosofar como uma relação, uma ação de busca perene, isto é, o filósofo e a filósofa o são a partir de um movimento de elaboração de perguntas perseguição delas em vista da obtenção de possíveis respostas ou partes delas. Partindo dessa caracterização inicial, há de se afirmar que a filosofia é exercida com base em questões que incomodam cada filósofo e filósofa, é do movimento do fazer filosófico que através dela funde-se o plano de imanência, assim, vários são os planos de imanência, justamente porque, são fundados a partir das questões erigidas por cada filósofo e filósofa. Os conceitos têm seus sentidos a partir e sobre os planos de imanência. Relativo à questão do ensino de filosofia, segundo Alejandro Cerletti, a atividade é indissociável, isto é, filosofia e ensinar filosofia estão imbricados. Não é possível, sem se cair em incoerência, lecionar filosofia sem exercê-la no ato do ensino. Ensina-se filosofando, a partir de planos de imanência os estudantes são experimentados e embebidos em planos possíveis a partir dos quais podem também eles e elas, municiados, interpelarem a si mesmos e seus entornos. As aproximações possíveis entre os filósofos sobreditos que este texto acentua são voltas às compreensões que têm sobre a filosofia, é uma ação efetivada em direção à sabedoria, é uma busca, é plural, planos de imanência são estabelecidos e a partir deles o novo pode ser criado e, por fim, que o ensino de filosofia parte desde de um filosofar.
Filosofia. Conceito. Plano de imanência. Ensino de Filosofia.
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