A QUESTÃO AGRÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DA COLEÇÃO “HISTÓRIA - DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO”

Code: 221110804
4
0
Título

A QUESTÃO AGRÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DA COLEÇÃO “HISTÓRIA - DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO”

Autores(as):
  • Fábio José De Queiroz

    Queiroz, Fábio José de

  • Jéssica Rodrigues

    Rodrigues, Jéssica

  • Renata Lima

    Lima, Renata

DOI
10.37885/221110804
Publicado em

01/02/2023

Páginas

26-42

Capítulo

2

Resumo

São incontáveis as temáticas que envolvem os estudos que se referem aos problemas agrários. Neste trabalho, buscamos examinar o lugar da questão agrária no livro didático, tentando dimensionar a sua importância ou irrelevância no material ou ferramenta mais popular na contemporaneidade educacional. Por uma questão de escolha e de seleção, optamos por investigar o problema na coleção História - das cavernas ao terceiro milênio, escrita pelas professoras Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, voltada para o Ensino Médio (EM), descrito na coleção como “etapa final da educação básica”. A partir da análise desse material, aspiramos oferecer uma primeira atualização no que concerne à problemática agrária e ao seu lugar no livro didático.

Palavras-chave

História agrária, Livro didático, Ensino médio.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.