A PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Code: 231215200
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Título

A PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autor(a):
  • Anizia Araujo Nunes Marques

    MARQUES, A. A. N.

DOI
10.37885/231215200
Publicado em

30/12/2023

Páginas

44-56

Capítulo

3

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições da intervenção psicopedagógica para a aprendizagem dos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Realiza-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, a partir da revisão da literatura, abrangendo livros, dissertações, teses, artigos e periódicos. O referencial teórico envolveu a teoria de superdotação dos três anéis de Joseph Renzulli (2004, 2014) em interlocução com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (2010) e com os estudos na área da Psicopedagogia (FERNANDEZ, 1991; BOSSA, 2000). Os resultados apontam como possibilidades de intervenção psicopedagógica a identificação dos estilos de aprendizagem, das áreas de interesse, habilidades e necessidades da pessoa com altas habilidades/superdotação, de modo a estabelecer as melhores estratégias de aprendizagem. Dentre os desafios ressalta-se a necessidade de mais produções e pesquisas na área da Psicopedagogia envolvendo as altas habilidades/superdotação que subsidiem a prática psicopedagógica.

Palavras-chave

altas habilidades, educação, psicopedagogia.

Autor(a) Correspondente
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