A PSICOLOGIA ESCOLAR NA ERA DIGITAL: DO BULLYING AO CYBERBULLYING

Code: 230814161
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Título

A PSICOLOGIA ESCOLAR NA ERA DIGITAL: DO BULLYING AO CYBERBULLYING

Autores(as):
  • Daniel Ikuma

  • Priscila Costa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230814161
    Publicado em

    30/10/2023

    Páginas

    8-36

    Capítulo

    1

    Resumo

    Objetivo: O trabalho propõe-se a refletir a respeito do cyberbullying na contemporaneidade considerando estratégias de enfrentamento e prevenção, possíveis formas de atuação do psicólogo escolar no que tange ao fenômeno, bem como, os impactos sociais ocasionados. Método: A pesquisa bibliográfica sistemática de abordagem qualitativa foi selecionada para o desenvolvimento do trabalho no intuito de se obter uma compreensão ampla e detalhada acerca desse tipo de violência em produções científicas, delineando a ocorrência e os desdobramentos verificados na atualidade. Resultados: A criteriosa análise dos artigos selecionados demonstra que o cyberbullying se tornou foco de discussão de diversos campos disciplinares, mas estudos atinentes à realidade brasileira no que concerne à atuação do psicólogo escolar constituem minoria, desse modo, propõe-se, a partir de referencial teórico pertinente, possíveis formas de atuação para o profissional em contexto escolar. Conclusão: Evidencia-se a importância do Psicólogo escolar não somente na implementação de ações relativas ao cyberbullying junto aos alunos, mas na reflexão crítica sobre a realidade, no trabalho junto as famílias e equipes escolares e na pesquisa científica dedicada a fenômenos da atualidade.Palavras-chave: cyberbullying; bullying; psicologia escolar.

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    Palavras-chave

    cyberbullying, bullying, psicologia escolar.

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