A PRÁTICA DO JIU-JITSU COMO PROMOTORA DE UMA NOVA CULTURA DE MOVIMENTO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO NARRATIVA

Code: 231014730
1
0
Título

A PRÁTICA DO JIU-JITSU COMO PROMOTORA DE UMA NOVA CULTURA DE MOVIMENTO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores(as):
  • Fernando Alípio Rollo Neto

    Rollo Neto, Fernando Alípio

  • Lorrane Rocha Da Cunha Leite

    Leite, Lorrane Rocha da Cunha

  • Ana Karolina Lobo Pereira

    Pereira, Ana Karolina Lobo

  • Reginaldo Souza Fayal Junior

    Fayal Junior, Reginaldo Souza

  • Ismael Ferreira Brito

    Brito, Ismael Ferreira

  • Vanessa De Paula Moraes Dos Santos

    Santos, Vanessa de Paula Moraes dos

  • Diemerson Willy Da Silva Pamplona

    Pamplona, Diemerson Willy da Silva

  • Kaylon Mateus Marcondes Bezerra

    Bezerra, Kaylon Mateus Marcondes

  • Evellyn Thaina De Araujo Lemos

    Lemos, Evellyn Thaina de Araujo

  • Lucas Fernando Alves e Silva

    Silva, Lucas Fernando Alves E

DOI
10.37885/231014730
Publicado em

01/12/2023

Páginas

23-32

Capítulo

2

Resumo

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da área da Educação Física, a cultura corporal de movimento engloba os temas de jogo, a ginástica, esporte, lutas, dança, capoeira e outras temáticas relacionadas com os problemas culturais no contexto histórico-social dos alunos. Deste modo, se torna importante entender a relação sobre a influência das práticas de lutas no ambiente escolar, sendo o objetivo deste trabalho realizar um levantamento bibliográfico, onde foram selecionados artigos, monografias e teses nas bases de dados, a fim de esclarecer os possíveis benefícios da prática do jiu-jitsu no ambiente escolar sobre a cultura corporal do movimento dos estudantes das escolas do território brasileiro. A reflexão sobre a perspectiva da cultura corporal diferencia-se das tendências anteriores buscando desenvolver reflexões pedagógicas sobre formas da representação global produzida pelo homem no decorrer da história, sendo identificados por representações simbólicas da experiência de vida, história e desenvolvimento cultural, onde a Educação Física escolar assume o papel de promover está reflexão, formulando um recorte epistemológico próprio da área, onde trata dos conteúdos como as lutas. Este estudo foi pautado em uma revisão narrativa, na qual foi feita no período compreendido entre julho a outubro de 2023. O jiu-jitsu é uma arte marcial que já está inserida no contexto e na cultura nacional, e poderia ser mais explorado em estudos futuros, podendo ser praticada de maneira segura, podendo facilitar a aceitabilidade da modalidade por parte dos alunos e de seus respectivos responsáveis.

Palavras-chave

jiu-jitsu; educação física e treinamento; cultura; movimento.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.