A PERMACULTURA COMO FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAPÃO BONITO/FATEC-CB

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Título

A PERMACULTURA COMO FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAPÃO BONITO/FATEC-CB

Autores(as):
  • Márcia Aparecida Novaes Gomes

  • Ana Leticia Vergueiro de Moraes

  • Renato Rodrigues Bueno

  • José Alejandro de Proença Cuevas

  • Ana Claudia Rocha Braga

  • Mário Sérgio Soléo Scalambrino

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210203108
    Publicado em

    31/03/2021

    Páginas

    233-239

    Capítulo

    16

    Resumo

    Este relato aborda uma experiência com a alfabetização ecológica de integrantes do ColetivoTEIA da Fatec-CB, utilizando como ferramenta os princípios e as práticas da permacultura. Afaculdade está localizada na região do Estado de São Paulo com a maior área remanescentede Mata Atlântica e com grande número de famílias rurais. O Coletivo nasceu com um projetoque visa construir um espaço no Campus de disseminação dos conhecimentos da agroecologia e da permacultura. Dentre os Resultados obtidos, destacam-se a implantação no Campus de uma área em que práticas da permacultura são desenvolvidas pelos alunos da faculdade e com crianças e jovens das escolas locais. Outras atividades do coletivo são os mutirões em propriedades rurais da região e a troca de experiências com um grupo de outra instituição de ensino superior. Destaca-se o importante papel da alfabetização ecológica para a formação de um grupo coeso e contínuo que possibilita o aprendizado mais amplo da agroecologia.

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    Palavras-chave

    Educação Ambiental, Transdisciplinaridade, Sustentabilidade.

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