A PERMACULTURA COMO FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAPÃO BONITO/FATEC-CB

Code: 210203108
15
8
Título

A PERMACULTURA COMO FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAPÃO BONITO/FATEC-CB

Autores(as):
  • Márcia Aparecida Novaes Gomes

    Gomes, Márcia Aparecida Novaes

  • Ana Leticia Vergueiro de Moraes

    Moraes, Ana Leticia Vergueiro de

  • Renato Rodrigues Bueno

    Bueno, Renato Rodrigues

  • José Alejandro de Proença Cuevas

    Cuevas, José Alejandro de Proença

  • Ana Claudia Rocha Braga

    Braga, Ana Claudia Rocha

  • Mário Sérgio Soléo Scalambrino

    Scalambrino, Mário Sérgio Soléo

DOI
10.37885/210203108
Publicado em

31/03/2021

Páginas

233-239

Capítulo

16

Resumo

Este relato aborda uma experiência com a alfabetização ecológica de integrantes do ColetivoTEIA da Fatec-CB, utilizando como ferramenta os princípios e as práticas da permacultura. Afaculdade está localizada na região do Estado de São Paulo com a maior área remanescentede Mata Atlântica e com grande número de famílias rurais. O Coletivo nasceu com um projetoque visa construir um espaço no Campus de disseminação dos conhecimentos da agroecologia e da permacultura. Dentre os Resultados obtidos, destacam-se a implantação no Campus de uma área em que práticas da permacultura são desenvolvidas pelos alunos da faculdade e com crianças e jovens das escolas locais. Outras atividades do coletivo são os mutirões em propriedades rurais da região e a troca de experiências com um grupo de outra instituição de ensino superior. Destaca-se o importante papel da alfabetização ecológica para a formação de um grupo coeso e contínuo que possibilita o aprendizado mais amplo da agroecologia.

Palavras-chave

Educação Ambiental, Transdisciplinaridade, Sustentabilidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.